Atualmente, as redes sociais possuem grande impacto na vida das pessoas, mudando a forma como pensam, relacionam e agem, chegando ao ponto de poder mudar uma geração, de acordo com o site Medium. Na saúde mental, esses impactos têm sido mais negativos que positivos (Vírgula) gerando doenças mentais que se não forem controladas podem vir a se tornar um grande problema para o futuro da humanidade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, de acordo com o Hospital Santa Mônica, a mais nova doença do século é adicção por internet, ou seja o vício de se manter sempre conectado. A tela infinita de "status" das redes sociais, seja ela, Facebook, Twitter ou Instagram, gera o hormônio dopamina, conhecido como hormônio do bem-estar, porém este hormônio age de forma rápida. Assim, a pessoa sempre volta por mais, passando horas vendo atualizações sem fazer nada construtivo. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outras doenças mentais relacionadas as redes sociais são depressão, ansiedade e transtornos alimentares. A vida perfeita msontrada nas redes sociais motiva o ser humano a alcançar aquele nível de perfeição. Como é uma perfeição fabricada, torna-se impossível alcançar, gerando insatisfação com sua própria vida e existência. Então, a doença avança chegando ao ponto do ser humano querer abdicar de sua própria vida. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o ser humano não deve deixar sua vida ser controlada pelas redes sociais. O Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), junto com o da Educação (Vírgula) devem agir de maneira a ensinar como se usar as redes sociais de forma saudável e promover o desapego a internet, sendo de uma a duas horas por dia. Ensinando a utilizar este tempo de forma mais produtiva para si mesmo, lendo um livro, conversando com pessoas reais ou simplesmente se conectando consigo mesmo. Há vida fora das redes sociais, a humanidade só precisa se lembrar disto.
Comentários do corretor
Melhore a apresentação das discussões e evite uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |