Desde a ampliação do acesso à internet no mundo que seu impacto cultural vem sendo discutido e estudado. De tal modo que, em um nível individualizado, o grande engajamento das pessoas nas redes sociais pode ser visto como sinal de alerta para desencadear problemas de saúde mental. Haja vista a incongruência de valores exaltados, como a constante e completa autorrealização que ignora as dificuldades do dia-a-dia dia a dia comuns a qualquer pessoa. Nesse sentido o adoecimento torna-se inevitável, pois nesse meio há falta de ferramentas que incentivem o autocontrole ou à reflexão. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a exposição aos valores falsamente praticados se dá a partir da cascata de realizações alheias, que maleficamente ocultam as dificuldades inerentes a qualquer conquista. Assim, as redes sociais são um árido meio para autorrealização ou aprendizado sobre como alcançá-la. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) E (Vírgula) segundo, a característica de super estimulação criada nas páginas da web, que apresentam alto nível de estimulação visual e sonora, tendem a criar uma superficial e constante sensação de satisfação em detrimento da queda na capacidade de foco. Esses fatores, que pode se somar à velocidade de acesso, possibilitam o vício em estar conectado. Rapidamente apreendendo as pessoas na virtualidade das redes sociais, e isolando-as na realidade do cotidiano. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para superar esse impacto adoecedor das redes sociais na saúde mental dos usuários (Vírgula) se faz necessária a redução da insalubridade do meio. Para se alcançar essa meta, deve ser difundido o acesso dos usuários a influenciadores com conteúdo compatível com a defesa dos direitos humanos, e também normatizar a exposição ao conteúdo, por exemplo, diminuindo propagandas e alertando o tempo de acesso por hora. Correspondendo ao Poder Legislativo, em conjunto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações a competência de regulamentação dessas mudanças. Essa proposta tem como objetivo aumentar a autonomia das pessoas, pelo acesso nas redes a conteúdos contextualizados com a realidade em um ambiente instrumentalizado com mecanismos que diminuem a superestimulação.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |