Bem está mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 20/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que as redes sociais estão cada vez mais presentes na sociedade,tanto como meio de trabalho (Vírgula) como também por meio do entreterimento. No entanto, essa prática tem gerado lados negativos, como doenças mentais que estão diretamente vinculadas com uso excessivo das redes.Dentro de tantas fatores relevantes ,destacam-se a duas doenças mentais mais frequentes ansiedade e depressão e a falta de reconhecimento que elas existe. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, ansiedade é e depressão estão tendo um aumento significativo ao longo dos anos,principalmente em jovens.Cerca de 322 mil pessoa são afetadas pela a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS). Nas redes socias,é comum vermos a exposição exagerada do cotidiano das pessoas ,e consequentemente quem visualiza aqueles conteúdos acabam tendo a sensação de "posta" algo melhor. Porém quando não consegue acaba tendo a percepção que nunca terá aquilo e que seu viver está abaixo dos padrões causando começo de ansiedade. É comum todo o ser humano sentir ansiedade em alguns momentos,no entanto,em um certo grau ela costuma fazer o indivíduo a temer situações que ocorrem em sua vida ou até mesmo criar a teorias em que sua falha é real. (Ideias fragmetadas) Ser tornando algo repetitivo. A depressão é consequência da ansiedade,mas diferente dela a pessoa perde a vontade de praticar afazeres simples,como até sair de sua casa.Causando a sensação de não ter mais que viver,levando ela a pensar em suicídio. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões apresentadas)
 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise,a falta do reconhecimento das doenças é outro ponto a ser ressaltado. Ignorados por muitos, em redes sociais é comum vermos discursos relacionados a depressão, que por sua vez aponta algo sem necessidade de tratamento o até como "frescura" da pessoa ,principalmente quando envolver o genêro masculino.A ajuda que essa pessoa deveriam ter é negada ,tanto por pessoas de sua convivência como também pelo próprio paciente que por medo do julgamento prefere enfrentar tudo sozinho. (Abordagem superficial do tema) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto fica evidente que as doenças mentais são reais,e que a atinge grande parte da população.Assim faz necessário que sejam tomadas providências ,que a Organização Mundial da Saúde possa estar fazendo campanhas educativas sobre o assunto,juntos com as midias eletrônicas com objetivo de informar e oferecer uma assistência,para que a sociedade como um todo entenda que saúde mental não é só tratada em setembro (Vírgula) mas também todo o resto do ano .

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200