Na série norte-americana “Black Mirror” há um episódio que mostra uma realidade distópica onde as pessoas são classificadas por seu nível de popularidade em uma rede social. A protagonista acaba se esgotando mentalmente após passar por situações estressantes ligadas a isso. Assim como nesse episódio muitas pessoas passam pelo mesmo problema. O uso das redes sociais deixa os indivíduos mais expostos a ataques de ódio, além disso, é mostrado, na maioria das vezes, somente momentos felizes, o que cria uma idealização de vida perfeita. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, vale ressaltar o caso da cantora Ludmilla, que em dezembro de 2020 foi vítima de racismo em sua conta no Instagram e acabou por desativar sua conta no site. Do mesmo modo, há casos como esse no mundo todo e muitas pessoas são criticadas por seu peso, estilo, orientação sexual, entre outras características pessoais. Porém, não é pensado na saúde mental do receptor das mensagens e comentários, que muitas vezes tem sua autoestima atingida de forma negativa. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A influencer brasileira Nátaly Neri relatou em seu canal do Youtube um experimento que fez, ficou uma semana desconectada da internet e ao final chegou a conclusão de que se deve diminuir a quantia de tempo passada frente ao celular e que os sete dias off-line lhe trouxeram mais emoções (Reestruture essa discussão). De fato, o “detox” de vida alheia mostrada nas redes sociais faz diminuir a comparação e a busca pela vida sem tristezas. Cada pessoa tem uma história de vida diferente e consequentemente seu próprio conceito de como quer viver. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) É notório que medidas têm de ser tomadas (Vírgula) a fim diminuir o impacto mental negativo aos usuários das redes sociais. É de grande importância que o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) veicule propagandas e folhetos informando sobre o impacto negativo que as influências virtuais podem causar na vida das pessoas para que todos tenham consciência de como sua vida está sendo influenciada. Outrossim, é indispensável que a sociedade acompanhe influenciadores que correspondem a vida que levam e mostrem a “vida real”, assim, não haverá tanta cobrança para uma vida sem defeitos. Feito isso, a população não seguirá os mesmos passos da protagonista que teve sua vida altamente influenciada negativamente.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |