TEMA: Impacto das Redes Sociais na saúde mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 15/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor Inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se na realidade o oposto pregado pelo autor, visto que as redes sociais têm um impacto nocivo na saúde mental da sociedade brasileira, causando depressão, ansiedade, suicídio e até mesmo induzir o homicídio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é crucial pontuar que, segundo o sociólogo Polonês Zygmunt Bauman, "Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar". A afirmação do sociólogo é uma metáfora sobre as relações da sociedade contemporânea, que vivem de relacionamentos artificiais, e as redes sociais está ligada diretamente a isso, causando um isolamento, onde o individuo só vive uma vida virtual, dificultando os relacionamentos na vida real, ocasionando doenças mentais, como (Vírgula) por exemplo, a depressão e a ansiedade. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, em Dezembro de 2020, um youtuber russo fez uma live, onde transmitia para milhões de pessoas o corpo de sua namorada morta. O Russo não se preocupou em tentar ajudá-la de alguma forma, mas sim, (Sem vírgula) em conseguir mais espectadores para sua transmissão. Isso mostra que para conseguir mais fama nas redes sociais, os usuários estão dispostos a fazer qualquer coisa, prejudicando a saúde mental de todos os envolvidos, pois pode causar pânico a quem assiste, ou até mesmo incentivar para que outras pessoas façam o mesmo. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Então, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria como Conselho Federal de Psicologia do Brasil (Boa. Apresentou o agente), desenvolva "Workshops" e palestras online como meio de conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental sua, e de seus familiares, ademais, palestrar sobre o uso correto das redes sociais,e de como utiliza-lá sem prejudicar sua sanidade. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das redes sociais, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200