As redes sociais são um instrumento de interação online, (Melhore o encadeamento textual) enorme benefício para a comunicação e relação entre os membros de uma sociedade, desde que aproveitado corretamente. “Fear of missing out”, ou “medo de ficar de fora”, é uma expressão que denomina os problemas causados pelo mau uso das redes, entre eles, angústia e mortes. (Não contextualizou o tema. Reestruture e apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) As pessoas ficam cada vez mais conectadas, facilitando a conexão entre as partes do mundo, mas essa vida online pode custar altos preços se não for controlada. Os jovens se preocupam sobre quantos likes recebem, ou quantos seguidores possuem, e isso se torna uma bola de neve, caminhando para a ansiedade sem volta. A depressão aprisiona boa parte dos jovens, muitos exibem uma vida feliz e reluzente, mas (Vírgula) fora do mundo online, vivem em uma triste escuridão. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) “A mídia social tem sido descrita como mais viciante do que cigarros e álcool, e agora está tão arraigada na vida dos jovens que não é mais possível ignorá-la.”, diz Shirley Cramer, diretora-executiva da Royal Society for Public Health (RSPH), organização britânica que se preocupa com a saúde humana. Os usuários sentem a necessidade de se vestir como seus ídolos e parecer como tais. (Argumento limitado. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, seja através da sede por likes e seguidores, ou da ansiedade em seguir uma tendência das redes, o mau uso destes recursos gera graves problemas na saúde mental e física dos humanos. Se faz necessária uma conscientização da população acerca da diminuição das horas online. Apps como Instagram e Facebook (Muito bem. Apresentou o agente) poderiam ter um relógio para calcular quantas horas de conexão foram gastas durante o dia, e indicar um aviso de hora em hora, “Você já usou o app por x horas hoje, que tal sair, respirar, relaxar, estudar...?” (Reestruturee(. É certo que, se conscientizados claramente, os jovens diminuirão as horas nas redes, e consequentemente, os danos causados. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |