As redes sociais e a saúde mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 14/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A saúde mental, (Sem vírgula) é de longe um assunto que deveria ser abordado seriamente, já que a mesma reflete diretamente nas ações tomadas pelo indivíduo. É por isso que temos que ter em mente, (Sem vírgula) os impactos do uso das redes sociais na saúde mental, que é de longe o maior vilão da vida saudável de qualquer cidadão. Mas porque a internet pode refletir tão negativamente na vida do usuário? (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Não é de hoje que vemos milhares de pessoas se tornando ou querendo se tornar famosos nas redes sociais – tais como: “influencers” e “blogueiros” – essas pessoas são as que ditam a famosa “modinha” do momento, ostentam um corpo perfeito e padrão, além de usarem roupas de marcas famosas e caras (Reestruture essa discussão). Mas o problema está no fato de que acabam influenciando muitos seguidores a seguirem o mesmo estilo de vida e hoje em dia são poucas as pessoas que conseguem um padrão de vida luxuoso, ainda mais com a atual situação que estamos vivendo, muitos perderam seus empregos e consequentemente o seu imóvel, sem dinheiro até para comida, mas (Vírgula) mesmo assim, podemos ver esses blogueiros de sucesso realizando viagens e realizando festas com todo o dinheiro que eles possuem. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante, (Sem  vírgula) é o fato de exibirem corpos perfeitos e incentivarem a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável para conseguirem tal resultado. O principal problema quanto a isso é o fato de muitas pessoas acreditarem que (Vírgula) se fizerem isso, vão conseguir o mesmo tipo de corpo e dessa forma acabam realizando a prática de exercícios excessivos, por vezes param de se alimentar e acabam desenvolvendo problemas gravíssimos de saúde e distúrbios alimentares. Mas (Vírgula) mesmo assim, quando não conseguem o mesmo padrão, se sentem horríveis e correm o risco de tentarem algo contra a própria vida tamanha a dor que os consomem (Melhore a construção dessa ideia. A abordagem do tema está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, podemos dizer que a maior parte das vítimas são os jovens que passam o tempo inteiro vidrados na internet. Assim, os pais poderiam restringir o uso desse instrumento para uma quantidade limitada de horas e as escolas poderiam fornecer atividades gratuitas e educativas para os alunos interagirem e conviverem socialmente com outros, durante este tempo longe das redes. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Evite um recorte superficial do tema, de modo a garantir uma argumentação mais produtiva ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200