A subjetividade das redes sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 14/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com pouco menos de 20 anos no mercado, as redes sociais interferem de maneira significativa na vida da sociedade moderna. Esse é um meio que aproxima pessoas, gera conhecimento e entretenimento. Na face oposta uma das preocupações geradas pela imersão nas interações virtuais são os impactos gerados na saúde mental dos usuários. O uso moderado e consciente das redes sociais é essencial para preservar a saúde mental dos indivíduos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que os maiores formadores de opinião presentes no meio digital estão a trabalho. Mesmo que criem conteúdos úteis o objetivo final é a autopromoção e o lucro. Os seguidores admirados, ao fazerem comparações (Vírgula) percebem que a sua realidade é muito distante da desses profissionais patrocinados e começam a surgir insatisfações com a sua vida real. Para conservar a sua saúde mental, esses seguidores precisam ter consciência que o sucesso exposto nas redes tem haver a ver com o trabalho e com o número de espectadores que esse profissional possui. Sendo assim, é importante filtrar o que realmente agrega valor à vida do usuário e separar o seu tempo livre para ser protagonista da sua própria história de sucesso. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais passam uma falsa impressão de perfeição, são em regra um espaço onde se estampa os momentos bons, as conquistas e realizações importantes. Mas o fato é que todos têm dias ruins e passam por momentos difíceis (Evite clichês). O indivíduo que não tem essa percepção e está atravessando um momento difícil ou até mesmo está bem, mas não no nível que as pessoas da sua bolha social estão facilmente terá sua saúde mental afetada de algum modo. Logo, destaca-se a importância da consciência da subjetividade das redes, caso contrário, o usuário vira vítima de sentimentos de desesperança, tristeza e até mesmo depressão por se sentir fora da bolha social perfeita apresentada na internet. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é importante que a Organização Mundial da Saúde atue (Vírgula) a fim de combater a imersão desenfreada da população no meio virtual. É necessário que seja estabelecido(Vírgula) junto às redes sociais (Vírgula) ferramentas que monitorem melhor o tipo de conteúdo visto pelo usuário de acordo com seus interesses, assim como o melhor controle do tempo do usuário no meio. Além disso, propagar informações que fortaleçam a educação voltada ao uso consciente das redes sociais.

Comentários do corretor


 Evite uma abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200