Assim declarou o padre Fábio de Melo a respeito do abandono das redes sociais , " tenho uma saúde emocional a ser cuidada , sei o quanto já provei a solidão provocada pela depressão, tomar remédios só faz sentido quando os gatilhos do desconforto são desligados , este lugar deixou de ser saudável para mim.". É fato, (Sem vírgula) que as redes sociais são relevantes para a comunicação instantânea e o comércio online , mas se conectado em excesso apontam estudos favorecem prejuízos a saúde emocional desencadeando problemas como ansiedade e depressão. Neste sentido, urge-se a necessidade de ponderação quanto ao tempo de uso das redes virtuais e mais conexão com mundo real. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante frisar que , (Sem vírgula) o uso excessivo das plataformas digitais, (Sem vírgula) pode gerar enfermidades mentais , como a depressão. Isso, porque , principalmente entre os jovens , torna-se viciante as postagens de vídeos e fotos e a simples desconexão das redes poderá provocar tristeza e solidão, ocasionando assim a depressão. Partindo desse pressuposto , destaca-se a pesquisa realizada nos Estados Unidos, na Universidade de Pittsburgh, com jovens entre dezenove a trinta e dois anos , a qual constatou que usuários de Facebook e Twitter têm três vezes mais chances de sofrer de depressão do que aqueles que não conferem suas redes. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso imoderado das redes sociais pode também desenvolver , (Sem vírgula) a ansiedade , uma vez que, (Sem vírgula) "cria-se no usuário a necessidade de está sempre conectado e ansioso por checar suas notificações. Sob esse vieis , salienta-se uma pesquisa recente , realizada entre brasileiros na faixa etária de idade de dezoito a vinte quatro anos , aprontando que em média se desbloqueia senta vezes ou maís ao dia para vizualizar mensagens das redes sociais. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma , cabe ao Ministério da saúde (Boa. Apresentou o agente), (Sem vírgula) intensificar campanhas educativas e de conscientização como a que já ocorre , " Setembro Amarelo"" (Uso inadequado das aspas), por meio das principais mídias de comunicação, tv , rádio e as próprias redes sociais .Sendo assim, se evitará possíveis problemas a saúde emocional e se terá uma vida mais equilibrada como a procurada pelo padre Fábio de Melo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |