A Terceira Revolução – em meados do século XXI- trouxe inúmeras inovações tecnológicas, entre elas veio a internet e o seu uso excessivo. Nesse contexto, é fato que o manuseio das redes sociais de forma descontrolada é nocivo e ocasiona problemas na saúde mental dos indivíduos. Isso ocorre não só em razão do silenciamento sobre esse assunto, mas também da omissão social (Boa. Apresentou a tese). Assim, entende-se a importância de mudar essa situação, o que pressupõe uma discussão acerca da problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é relevante atenuar que a escola- como meio difusor de conhecimentos- não desenvolve debates em relação à questão. Conforme a ideia da teórica Vera Maria Candau, afirma que a área educacional está presa nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Nesse viés, os colégios prezam por conteúdos técnicos em detrimentos dos que contribuam para a saúde psíquica, ou seja, há uma ausência de conversas que estimulem um pensamento crítico para os limites virtuais. Por conseguinte, essa postura traz impactos negativos nos cidadãos tais como a ansiedade e a depressão, por exemplo. Desse modo, esse cenário nefasto auxilia na intensificação desses problemas e ameaça a integridade psicológica. (Boa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notória a negligência da sociedade, a qual encontra-se alienada. Esse fenômeno é abordado na Segunda Geração Romântica, mais conhecida por ultrarromântica, em que a melancolia, individualismo e a fuga da realidade eram sentimentos recorrentes nos anos de 1800.Nessa lógica, o ultrarromantismo ainda persiste na realidade brasileira, visto que o bombardeamento de informações e a construção de um mundo virtual ilusório promovem uma depreciação do cidadão, haja vista que o aumento da conectividade nas redes sociais influencia na disseminação de distúrbios mentais. Dessa forma, infelizmente, enquanto essas atitudes estiverem presentes será difícil a dissolução do obstáculo que fragiliza o meio social. (Boa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar e superar o impasse. Urge que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, (Boa. Apresentou o agente) inclua na grade curricular uma disciplina prática, na qual mensalmente tenha a presença de psicólogos para esclarecer sobre as redes sociais e os seus efeitos mentais, com o intuito de romper o silêncio e disseminar informações fundamentais para os alunos. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar campanhas publicitárias, veiculadas nos principais mecanismos midiáticos, em que ensinem a forma correta do manuseio na internet e alertem para os seus perigos, com o fito de promover mais segurança tecnológica. Espera-se, com isso, que o levante da Terceira Revolução contribua para o desenvolvimento de uma sociedade saudável. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |