A sociedade do século XX foi impactada pela diversidade de inovações tecnológicas geradas na Terceira Revolução Industrial, as quais facilitaram a comunicação e o acesso à informação. No entanto, com o passar do tempo, o uso desses meios de comunicação divergiu de seu propósito inicial, especialmente com a criação das redes sociais, onde aqueles que as utilizam buscam mostrar uma vida idealizada, o que se mostrou uma tarefa desgastante que afeta negativamente a saúde mental dos usuários. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido destacar que as redes sociais, em especial os grandes criadores de conteúdo, têm influência em diversos setores e em pessoas de diferentes faixas etárias, mas o maior alvo são jovens que buscam aceitação e integração em um grupo social. Um paralelo dessa situação pode ser observado no episódio "Nosedive", da série "Black Mirror", que mostra uma sociedade futurista (Vírgula) na qual as pessoas são classificadas através de um aplicativo e, por isso, buscam constantemente agradar a todos e fingem ter uma vida perfeita para ascender socialmente. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, tanto na série quanto na sociedade atual, é possível perceber que essa preocupação extrema com a imagem e a busca irreal pela perfeição causam sérios impactos à saúde mental, podendo instigar transtornos psicológicos como depressão e ansiedade ou ocasionar transtornos alimentares devido à pressão estética para ter um corpo considerado, erroneamente, o ideal, uma ideia que é constantemente reforçada pelos algoritmos das redes sociais ao recomendarem, majoritariamente, publicações de pessoas dentro do padrão. Desse modo, o algoritmo faz com que os usuários consumam apenas um tipo de conteúdo e tentem reproduzi-lo a todo custo, mesmo quando este é referente à sua saúde mental. (Reestruture a discussão apresentada nesse parágrafo. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que as empresas gestoras das redes sociais (Boa. Apresentou o agente) sejam responsáveis por aquilo que é compartilhado em suas plataformas e por suas consequências. Para isso, devem promover postagens representativas, que demonstrem diversidade e acabem com a busca por uma vida idealizada, por meio da atualização de seus algoritmos, o que deve ser monitorado pelo Departamento de Mídia e Promoção. Desse modo, é possível que o uso da internet deixe de ser nocivo, retornando ao seu propósito de disseminar informações.
Comentários do corretor
Evite um recorte superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento e mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |