A caixa de Pandora do século XXI - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 13/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Mitologicamente, Pandora carregava uma caixa da qual foi avisada para não abrir. Curiosa, abriu e liberou todo o mal da humanidade e deixou apenas a esperança. Do mesmo modo ocorre atualmente com o uso das redes sociais, o problema não é manejar, mas não saber utilizar. Dentre vários males para o corpo que navegar pode trazer, estão também os malefícios para a mente, os quais serão apresentados, como por exemplo: depressão , ansiedade e suicídio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente existe altos índices de depressão por causa dos maus pensamentos provenientes aos acessos de redes sociais. Isso ocorre quando é transferido em grupos de Facebook, Instangran e Whatszaps conteúdos visuais e auditivos depressivos. Segundo os centros de psicologia (Vírgula) muitas pessoas chegam com depressão por estarem anos atentas a conteúdos que não lhes acrescentam nada, mas lhe tiram toda felicidade, como músicas tristes, desenhos negativos e desastres. E isso não muda de uma hora para outra, pois as plataformas criam um vício (Reformule essa discussão). Outro fator é a ansiedade gerada pelo meio cibernético. Em experiências feitas por organizações científicas, notou-se que quando um dos aplicativos dá sinal de mensagem, as pessoas esquecem basicamente tudo que estão a fazer. Isso é perigoso na medida em que se aguarda uma mensagem e não consegue se concentrar em outra coisa, causa desse modo déficits de atenção e gera inclusive cada vez mais prejuízos (Vírgula) por exemplo, a estudantes.  (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é o suicídio proveniente de constrangimentos, vergonhas, relacionamentos terminados por rede e até desafios de grupos na internet. De acordo com o jornalismo (Vírgula) no ano de 2019 (Vírgula) houve um aumento crescente do suicídio de jovens por participar de grupos que confrotam a vida como o famoso, "baleia azul" (Reelabore essa discussão). Jovens que cortaram pulsos, pularam de prédios, tomaram comprimidos irresponsavelmente. Segundo Augusto Cury todos esses males são provenientes da falta de maturidade, não só no uso das redes sociais, mas de qualquer ferramente, a grande questão das redes sociais é que ela tem um poder global (Vírgula) pois conecta o mundo inteiro. Por isso, o erro é colocar nas mãos dessas pessoas, (Sem vírgula) uma ferramente poderosa, da qual não estão preparadas ou não possuem maturidade para tal. (Reestruture. Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma solução comprovada (Vírgula) por meios de pesquisa (Vírgula) para evitar os impactos no uso das redes sociais, são acompanhamentos pscológicos, inclusive online, segundo o IPB, Instituto Pscológico Brasileiro (Vírgula) 89% de aproveitamento, o qual, (Sem vírgula) orientam no uso mais adequado emocionalmente, desse modo e através da conscientização e publicidade até por meio de filmes nacionais que retratem o assunto (Vírgula) como fez o Estados Unidos com os casos de bullying e houve uma queda drástica dele nas escolas. Desse modo os efeitos das redes serão positivos e não afetarão nem mais corações, nem mentes negativamente (Vírgula) e como no mito de Pandora a esperança permanecerá..

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200