""O impacto do uso das redes sociais na saúde mental"" - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 12/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série televisiva "Pretty Little Liars”, (Sem vírgula) quatro amigas eram perseguidas anonimamente por um estranho intitulado “A”. Ao decorrer da trama, “A” utilizou a internet para prejudicar as meninas, ameaçando-as e assustando-as. Fora da ficção, no Brasil o impacto das redes sociais na saúde mental vem crescendo conforme o aumento dos usuários, trazendo problemas como a insegurança da população. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é importante analisar que as doenças mentais são estimuladas pelo cyberbullying, que é praticado, na maior parta das vezes, por perfis “fakes”. Esses são criados com a finalidade de espalhar o ódio e o preconceito. Após tais ações, as vítimas têm sua moral e dignidade abalada, levando-as a desenvolver doenças como a depressão e a ansiedade. De acordo com Jean-Paul Sartre, filósofo francês, a violência, seja qual for a maneira como ela é manifestada, sempre será uma derrota. (Aborddagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o público que utiliza as mídias sociais não controla o tempo que passa nelas. Ao invés de preferir estar com a família ou amigos próximos, gastam seu tempo sendo bombardeados pela suposta vida ideal que deveriam ter e frustram-se com essas medidas impostas pela tecnologia (Reestruture essa ideia). A fonte Catraca Livre afirma que muitos estudos relacionam o tempo de uso da internet com questões da saúde mental, sendo assim, a falta de moderação uma das possíveis causas do problema. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica clara, portanto, a necessidade da tomada de medidas para resolver o impasse do uso das redes sociais na saúde mental. O Estado (Boa. Apresentou o agente) deverá intervir com um projeto de lei para banir o cyberbullying realizados pelos usuários de website, que será entregue à Câmara dos Deputados, por meio de direitos e punições aqueles que descumprirem, a fim de acabar com esse infortúnio midiático. Dessa forma, é de se esperar o fim das doenças mentais causadas pela tecnologia e que a realidade da série fique apenas na ficção. (Desenvolva a proposta de intervenção de acordo com o tema)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200