Segundo o filósofo Émile Durkheim, um fato social é algo geral, coesivo e externo a nós, ou seja, algo sobre o qual um indivíduo é persuadido pelo meio social. Da mesma maneira, apresentam-se as redes sociais, visto que seus usuários são coagidos ao uso contínuo, assim despertando graves impactos na saúde mental, tais como o vício e, por conseguinte, um quadro de transtorno de ansiedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, esses novos adventos proporcionam uma dependência, uma vez que tornam-se parte da vida, como um elemento comum presente em diversas atividades cotidianas. Um exemplo disso, (Sem vírgula) é a sua inserção enquanto ferramenta de trabalho e, ao mesmo tempo, no uso particular, como lembrar o aniversário de algum conhecido (Reformule essa discussão). Logo, elas invadem os indivíduos de uma forma difícil de se desassociar, mostrando-se como algo necessário para viver em sociedade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, desencadeiam um aumento no nível de ansiedade, por desempenharem uma função de atualização. Isso (Vírgula) porque, apresentam funcionalidades, como um som de notificação no aparelho conectado, que fazem utilidade da vontade dos usuários em estarem sempre informados a respeito de questões do dia a dia, com o intuito de se sentirem incluídos no grupo social. Sendo assim, a posição delas enquanto um fato social pode criar e agravar um quadro ansioso. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas para mitigar a situação. Dessa forma, o Ministério da saúde, responsável pelo bem-estar do cidadão, (Boa. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve propor rodas de conversa, através da divulgação via redes sociais, tendo em vista o público alvo, com o objetivo de aconselhar quanto a formas de uso mais saudável, como a limitação de horários e a desativação de notificações. Feito isso, a persuasão desse fato social poderá ser amenizada, diminuindo seus impactos na saúde mental.
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |