o poder da internet de distorcer identidades - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 11/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A globalização, iniciada em 1970, é um mecanismo de interação humana que tem por objetivo ''unir os povos'' através da tecnologia. Todavia, apesar dos benefícios que ela proporciona na esfera pública, as relações sociais são cada vez mais superficiais, pois segundo o sociólogo Zygmunt Bauman : ''na modernidade os laços humanos se converteram em laços de rede''. Como resultado, muitas pessoas usam as redes sociais de maneira compulsiva, o que pode afetar a saúde mental e levar ao vício por internet. Dessarte, cabe enfatizar que o uso exacerbado das redes sociais incute a inversão de valores e leva o sujeito a negligenciar necessidades básicas. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, de acordo com a sociologia, o processo de interação social ao longo da vida modifica e forma as identidades individuais. Igualmente, a internet, lugar das relações virtuais, propaga ideais e modos de vida (Vírgula) os quais exercem influência sobre seu público, de modo que os usuários em constante conexão passam a aderir tais valores na procura de afirmar seu pertencimento aos padrões transpassados, como a busca de um corpo perfeito e o super consumismo. Logo, a capacidade de manipulação da internet permite que ela ''domestique os sujeitos'' e se torne um mecanismo de dominação e distorção de valores. Por isso, a dependência excessiva do meio pode desencadear transtorno mentais.  

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o poder de influência das redes sociais coloca em último plano as necessidades básicas do sujeito. Em síntese, pessoas que sofrem  adicção por internet perdem o controle sobre seu próprio tempo e são controlados por seus aparelhos digitais. Como consequência, os viciados perdem noites de sonos, tem redução do rendimento intelectual e empobrecimento das relações pessoais. Tais fatores corroboram para a alienação da mentalidade e prejudica a saúde psicológica, visto a falta de prazer pela vida fora dos limites online e o não enquadramento nos moldes idealizados nesse ambiente. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é evidente que o consumo de internet deve ser consciente e limitado. Para isso, urge que órgãos  de proteção a saúde pública (Boa. Apresentou o agente) desenvolvam programas sobre o tema nas comunidades, através de palestras, pesquisas e disponibilização de atendimentos psicológicos dependentes virtuais com recursos governamentais. Idem, é premente que as instituições educadoras- responsáveis pela conscientização dos sujeitos na realidade- (Boa. Apresentou e fez o detalhamento do agente) promovam debates sobre a adicção por internet na mídia , canais digitais e reuniões presenciais. Assim, os usuários serão reeducados a reduzir o uso das redes e consequentemente a influência dela no dia a dia. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200