Problemas Advindos do Uso das Redes Sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 11/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo nunca esteve tão conectado como nos dias atuais, a revolução da internet trouxe junto a ela as redes sociais, ambientes virtuais onde as pessoas passaram a depositar seus sentimentos, informações e a expor a vida pessoal. Elas surgiram na década de 1990, e hoje (Vírgula) de acordo com o The Global State of Digital da agência de mídias sociais, Hootsuite, mais de 3 bilhões de pessoas no mundo usam as redes sociais, qual é o impacto do uso das redes sociais em nossa saúde mental? 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, estudos apontam que as redes sociais influenciam no modo de viver das pessoas, os intensos anúncios de venda de produtos, (Sem vírgula) são um gatilho para o desejo de compra compulsivo, as pessoas querem viver no mundo bellíssimo  belíssimo que se revela na foto de alguém, querem ter aquele vestido, aquele tênis ou carro, mas ao se deparar que a realidade em que vivem é diferente e não poderá lhes proporcionar tais feitos (Melhore a progressão de ideias) desencadeia-se diversas reações como tristeza, ansiedade, depressão, irritabilidade, levando a um distanciamento da vida real e de relações familiares. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a internet é tudo aquilo que ela passou a proporcionar para a sociedade, é algo muito recente, entretanto, já modificou completamente o estilo de vida da população, em média os brasileiros passam 9 horas e 29 minutos conectados a internet, segundo pesquisa da agência especializada em mídia social, Hootsuite, em 2019, especialistas alertam que o tempo de exposição ao mundo virtual também pode ser prejudicial, podendo desregular o sono, comprometer a alimentação, causar mudanças de humor frequentes sem um motivo aparente, problemas de visão, e pode diminuir o foco e atenção em atividades sociais, escolares e profissionais. (Evite períodos longos. Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto pode-se inferir que as redes sociais trouxeram uma nova forma da sociedade se relacionar, porém desse relacionamento surgem questões de saúde mental e também físicos, para prevenir que as pessoas não venham sofrer pelo uso das redes sociais, é necessário que as empresas controladoras dessas redes (Boa. Apresentou o agente) criem regras em relação a propaganda excessiva, disponibilizem uma marcação em imagens que foram editadas, para que se reflita a verdadeira realidade, o grande tempo de exposição nas redes pode ser regulado com avisos na tela do usuário de que ele está navegando há um tempo que pode ser prejudicial a sua ​​​​​​​(Melhore a construção dessa ideia) saúde, para que as pessoas possam participar da vida virtual e manter a sua saúde mental e integridade física.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200