Redes sociais e sua vertente dúbia - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cibercultura, termo utilizado por Pierre Levy para descrever o processo de troca de dados na sociedade da informação, retrata como que o avanço tecnológico tem permitido uma maior interligação entre os diversos países acarretando transformações econômicas, políticas e sociais. No âmbito social é possível observar mudanças significativas, especialmente com o advento das redes sociais, as quais podem ser analisadas tanto pelo aspecto positivo quanto negativo. (Contextualize o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a contribuição das redes sociais perpassa pela questão do capital cultural, pontuado por Pierre Bourdieu, uma vez que as mesmas, ao facilitar o acesso ao acontecimento de outros povos e outros costumes, possibilita o alargamento desse capital, de maneira a enriquecê-lo com outros saberes e outras perspectivas. Desse modo, essas plataformas (Vírgula) além de favorecer essa troca de informação (Vírgula) estimulam também um espaço de debate, onde temáticas de diversas modalidades são discutidas. Portanto, as redes sociais atuam como um instrumento relevante para a construção do conhecimento entre as pessoas. (Delimite e explore mais as discussões. Cuidado com o tangenciamento))

(Boa estratégia coesiva) Ademais, deve ser considerado nesse percurso os efeitos negativos desse canal de comunicação, principalmente no que se refere ao seu impacto na saúde mental. Nesse parâmetro, como ressaltado pelos textos norteadores, as redes sociais pode levar as pessoas a uma certa dependência, já que ela pode vir a atuar como uma fonte de escape, de fuga das adversidades do mundo real. Nesse sentido, as redes acabam evidenciando o seu paradoxo, pois ao invés de promover a socialização do sujeito, o leva ao isolamento, restringindo sua vida ao ambiente virtual. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário medidas que possam amenizar esse tipo de impacto na saúde das pessoas. Para tanto, as próprias plataformas sociais como o instagram, o twitter e o Facebook (Boa. Apresentou o agente) devem alertar os usuários sobre o excesso que seu uso pode causar a saúde dos mesmos. Paralelamente, os Ministérios da Saúde e da Comunicação devem realizar campanhas publicitárias para conscientizar a população sobre a utilização adequada das redes sociais com o objetivo de evitar possíveis danos a saúde psíquica dos sujeitos. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200