No livro ''Sociedade do espetáculo`` os personagens querem fazer o ´´show``, idealizando uma sociedade perfeita, na qual todos sabem que não existe essa perfeição. De maneira análoga com o cenário fictício, a realidade em que vivemos não é diferente, as pessoas estão sempre buscando através de publicações mostrar nas redes sociais que são perfeitas. Com isso, a sociedade se torna cada vez mais doentia e dependente da aprovação dos influenciadores. (Contextualize e apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é crucial ressaltar que com as redes sociais o número de jovens e adultos com graves transtornos mentais obteve um grande aumento. Devido ao estereótipo de um corpo ideal e sem defeitos, criado pela mídia, o público se tornou vulnerável a comparações feitas em relação ao seu corpo e sua fala. Essas comparações dilaceram a saúde mental dos indivíduos (Melhore a apresentação dessa ideia). Com isso, segundo pesquisas feitas pelo IBGE (Desenvolva a sigla) o números de pessoas que sofrem de ansiedade no Brasil é de 18,6 milhões.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe analisar o papel dos influenciadores digitais na vida da maior parte da população, esta se torna inseparável daquilo que os influentes fazem e dizem (Melhore a construção dessa ideia). Como dizia o filósofo Pierre Lévy: "toda nova tecnologia cria seus excluídos". Neste caso, os excluídos são aqueles que sofrem pelos impactos causados pelo uso das redes sociais e aqueles que estão sempre receiosos receosos por medo do que vão pensar e comentar sobre. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas sejam efetuadas para solucionar o problema exposto. O Ministério da Tecnologia (Muito bem. Apresentou o agente), em união com o Ministério da Educação (Vírgula) deve por meio de verbas governamentais promover palestras sobre o assunto e dá dar maior acesso á a atendimentos psicológicos gratuitos para que possa ser trabalhado a autoaceitação nos estudantes, a fim de que essa geração se torne psicologicamente mais saudável. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |