Durante muito tempo, os principais vícios que a humanidade conhecia eram os cigarros, bebidas alcoólicas, sexo e drogas ilícitas; porém, nos últimos anos, o ser humano criou uma nova droga para se viciar: as redes sociais. Elas parecem inofensivas, mas são capazes de gerar doenças mentais como ansiedade, depressão e transtornos alimentares em milhões de jovens e adultos. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Com as milhares de fotos que mostram uma vida perfeita à disposição dos jovens, muitos começam a duvidar de sua capacidade e seu valor, pois não vivem dentro dos padrões impostos pelas redes sociais. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Outro problema grave são os comentários maldosos que estão presentes em todos os cantos da internet. O chamado “cyberbullying” afetou vidas como a da cantora do grupo "Little Mix", Jesy Nelson, que após anos lidando com os ataques online desenvolveu distúrbio alimentar, depressão que a levou a tentar suicídio. Em seu documentário, (Sem vírgula) “Odd one out” (Vírgula) da BBC, a cantora conta a história do seu trauma. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) A principal solução seria diminuir o tempo em que é passado em frente as redes sociais. Outra opção é seguir conteúdos que sejam saudáveis e que não sejam um gatilho para o indivíduo. Aqueles que desenvolveram algum transtorno ou doença mental devem procurar a ajuda de um profissional da saúde. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Os chamados “criadores de conteúdo da Internet” precisam aprender a serem responsáveis com a influência que possuem e desenvolver um lugar onde não há espaço para as redes sociais serem prejudiciais. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |