Poluição sócio tecnológica - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua canção “Pela Internet”, o cantor Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas para seus usuários. No entanto, com o avanço de “influencers” digitais e padrões inalcançáveis, ao passar dos anos, o uso excessivo a redes sociais vem se tornando um problema. Desse modo, é necessário contornar a situação que tem como causa, (Sem vírgula) seguidores com mentalidade frágil e a falta de fiscalização nos meios. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) No ano de 2017 os casos de suicídio e depressão avançaram 26% (segundo o site El País) após o surgimento de um jogo chamado “Baleia Azul", que obtinha desafios muitas vezes envolvidos a auto mutilação e impactos na saúde mental. Segundo Carlos Cony a internet é poluidora, não no sentido ecológico (Vírgula) mas sim no espiritual, nesse sentido, a ausência de limpeza ou vistoria nas mídias sociais vem retornando os jogos sujos ao ano de 2020. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, os orientadores ostentam vidas irreais e modelos de vida que nem todos querem ou podem almejar. Dessa maneira, muitos fãs se sentem incompletos e possuindo a mentalidade desgastada vão perdendo sua estima e confiança, confirmando a frase de Jiddu que diz: “ Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente". Em vista disso faz-se necessário o foco a essas doenças. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo medidas estratégicas são necessárias para alterar o cenário. Como solução, o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), em conjunto com as Mídias, deverão  deverá oferecer atendimentos psicológicos em UBS (Unidade Básica de Saúde) sobre o equilíbrio da internet com a mente, além de campanhas e palestras sobre o assunto em rádio-TV e avisos aos influenciadores; (Vírgula) através de especialistas e psicólogos nos locais e nos meios de comunicação. (Ideias fragmentadas) A fim de que, ​​​​​​​(Sem vírgula) promova melhor interação nas redes sociais e melhor qualidade de vida como mostra na melodia de Gilberto Gil.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200