Toxicidade das redes sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Jaron Lainer, músico e cientista de computação estadunidense, foi responsável por produzir a obra ´´Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais``. Em seu livro ele explora, através de uma dezena de tópicos, os efeitos nocivos que o uso indevido desses espaços virtuais acarreta no psicológico e na personalidade de uma pessoa. Outrossim, pode-se inferir que o impacto do uso das redes sociais no quesito saúde mental não é algo que resume-se apenas ao exemplar de Jaron, mas que está presente na vida da maioria da população, especialmente nos jovens. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar que tal temática é muito discutida por psicólogos do mundo inteiro, pois se trata de algo intrinsecamente ligado a doenças mentais, como depressão, por exemplo, além de outros tipos de distúrbios. Em uma pesquisa realizada pela Instituição de Saúde Pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health (RSPH), em parceria o Movimento de Saúde Jovem, foi revelado que 70% dos jovens entrevistados alegaram que o uso de determinada rede social fez com que eles se sentissem pior em relação a sua autoimagem. (Abordagem superficial do tema)
​​​​​​​

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, ganha destaque a ideia de que, em espaços virtuais, seja pregada a imagem de uma roupa, rotina, de um estilo de vida, ou de um corpo perfeito, considerados ´´ideais``. Por conseguinte, é bastante comum que o público consumidor, composto basicamente por adolescentes, busquem enquadrar-se em uma realidade distante da sua, e isso acaba por trazer a seus cérebros um sentimento de insuficiência. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, é necessário que os pais estimulem seus filhos a praticarem atividades que não envolvam práticas virtuais, a fim de que os mesmos passem menos tempo conectados na internet, por meio de um trabalho de conscientização. Desse modo, os jovens se sentirão cada vez mais independentes do mundo digital. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200