Ostentação e perfeição - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A tecnologia no mundo atual é de grande importância para as relações humanas (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) ela trouxe muitos benefícios na conexão de uma pessoa a outra, transcendendo também, (Sem vírgula) os espaços de classe social e status. Porém, a maioria das pessoas possuem dificuldades de filtrarem as informações recebidas nas redes, e também, (Sem vírgula) não fazem a separação do ambiente virtual do real, isso consequentemente traz conflitos internos aos indivíduos, pois os espaços nas redes sociais são idealizados, o que leva os usuários a acreditarem que suas vidas são piores que a de outros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Com a contemporaneidade os avanços tecnológicos se tornaram mais evidentes e as redes sociais também, pois elas sempre existiram, porém de formas diferentes indo conforme a sociedade, até porque as redes sociais só existem devido aos laços estabelecidos por diferentes grupos sociais (Melhore a apresentação dessa ideia). Em épocas passadas pessoas que possuíam terras eram as principais influenciadoras, isso no período feudal. Durante muito tempo com a chegada do capitalismo e também com o ouro, que ao longo do tempo foi transformado em dinheiro, foi responsável por manter o status quo de uma pessoa. Conquanto, através do advento da Revolução Tecnológica as pessoas que usam e possuem os aparatos tecnológicos a seu favor, tornaram-se as influenciadoras no momento presente, isto é, as "influencers digitais". (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, essa influenciação digital nem sempre é tão benéfica, ela pode gerar uma ideia de perfeccionismo para os seguidores que, (Sem vírgula) idealizam um modo de vida. O problema é que, (Sem vírgula) quando não conseguem atender essa maneira de viver por eles idealizada se frustam e ficam vulneráveis a desencadearem transtornos psicológicos, sendo assim doenças mentais como ansiedade e depressão. Além disso, as redes se não usadas de forma consciente podem influenciar no consumo exacerbado das redes sociais pelos usuários, que passam a consumir por ostentação e vício e não por necessidade, seja esse consumo de informações ou até mesmo de objetos. (Reelabore as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, o excesso do uso das redes leva o usuário a exposição exagerada de sua vida, gerando como consequência competições entre os internautas. Por outro lado, a tecnologia traz benefícios se utilizada de modo cauteloso, ou seja, sem excessividade, como diz o filósofo contemporâneo Leandro Karnal: " não é culpa da tecnologia e ansiedade, mas é culpa de uma estrutura contemporânea que trabalha com a ideia de perfeição, não de perfectibilidade." Isto é, a sociedade mudou, mas poucas coisas em relação aos avanços tecnológicos. Com isso, de nada adianta culpabilizar a tecnologia, é preciso se atentar as formas de uso. (Reestruture) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) A fim de que a sociedade seja conduzida aos cuidados em relação ao excesso do uso das redes sociais, é necessário que as próprias plataformas das redes sociais (Boa. Apresentou o agente) disponibilizem em suas páginas vídeos, textos e imagens de orientação ao uso adequado. No mais, o MEC (Desenvolva a sigla), junto ao Ministério da tecnologia, devem criar plataformas de conteúdos digitais referentes ao uso consciente das redes sociais. Sendo assim, as pessoas serão orientadas a realizarem administração do tempo, do uso nas redes sociais e também a selecionarem de forma adequada os conteúdos digitais.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200