Redes sociais: ferramentas que podem ser tanto benéficas quanto maléficas para a saúde mental, coletiva ou individualmente, dependendo principalmente de como os próprios usuários as utilizam. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, abordando um ponto positivo do uso das redes, pode-se enxergá-las como uma rota de escape do mundo real, o que significa também encontrar um refúgio para seus problemas. Pessoas com dificuldade de comunicação social ou marginalizadas da sociedade podem encontrar um local de fala e finalmente se sentirem aceitas. Isto pode ser observado em redes como o Instagram e plataformas de Stream como a Twitch, onde vários produtores de conteúdo relatam terem sofrido de problemas como depressão e solidão e encontraram na interação com seus seguidores uma forma de confrontar seus problemas. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, temos o ponto negativo do uso das redes sociais, que transformaram-se se transformaram em meras “vitrines da falsa felicidade”, um espaço no qual o número de curtidas importa mais do que conversar ou conhecer outras pessoas, e os usuários que não seguem a tendência tendem a serem excluídos. Isto resulta num ato constante de comparar-se aos outros e estar sempre sorrindo, mesmo que não esteja feliz, gerando assim problemas como baixa autoestima, dificuldade de aceitação, entre outros que com o passar do tempo tendem a evoluir para graves doenças mentais, como depressão. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, considerando que a Constituição federal tem a saúde mental como um fator condicionante e determinante para saúde, e o Estado tem o dever de garantir a mesma, o governo federal (Boa. Apresentou o agente) deveria investir em propagandas na internet que incentivem as redes sociais como espaço de aceitação ampla e sem discriminação, e não de competição. (Frases fragmentadas) Pois são os próprios usuários que utilizam a rede, e só eles podem torná-la um lugar melhor. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |