Redes sociais: Mais que entretenimento, uma doença. - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença”. No entanto, hodiernamente com o advento da internet, um novo óbice vitalício apresenta-se mais perigoso: as redes sociais. Esse elemento segregador de pessoas, padrões estéticos e idealistas, (Sem vírgula) vem originando diversos impactos na saúde mental dos humanos, em maioridade nos jovens. Mostra-se assim que esse método de entretenimento é muito mais melindroso do que a sociedade pressupõe. (Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Conhecido como pai da Medicina Grega, Hipócrates afirmou que: “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”. Mais de dois mil anos depois do autor ter escrito sobre o problema mental, o mesmo ainda não desapareceu, mas sim ampliou-se gradativamente até que assumisse proporção fatal. Diversos estudos evidenciam que a utilização das redes sociais em excesso correlaciona-se com a depressão, transtornos alimentares e suicídio. Além disso, as mídias sociais são um método de exposição muito perigoso, o qual pode resultar em cyberbullying, assédio virtual, moral e sexual. Se faz notório de que a maioria da população não possui conhecimento de todo o perigo virtual, o que transforma o impasse ainda mais complexo. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, a saúde mental e as comunicações sociais (Vírgula) ao se juntarem (Vírgula) geram a “Adicção por Internet”(AI). Em suma, esse termo significa uma doença mental a qual forma-se o hábito malicioso de ininterruptamente atualizar o próprio status ou então admirar as postagens de outros, sendo dessa forma prejudicial a saúde mental (Vírgula) pois a constante vangloriação virtual do próximo faz com que haja a desaprovação individual. Essa doença pode ser tão viciosa quanto o cigarro e o álcool (Vírgula) consoante dizem os médicos do Hospital de Santa Mônica, reforçando a magnitude do dilema vivido pela sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dado os argumentos citados, conclui-se que os impactos das redes sociais na saúde dos seres humanos são extremamente alarmantes, demandando então uma intervenção urgentemente. O sistema legislativo (Boa. Apresenta o agente) deve criar e aprovar uma lei onde as principais redes sociais obrigam o cadastro pessoal oficial, fazendo com que não possa ter mais contas além da verdadeira, e que haja a delimitação do uso diário de cada cadastro por no máximo uma hora. Dessa forma haverá a diminuição no uso das redes sociais inexoravelmente, ocasionando a elucidação do impasse social que assombra a saúde mental dos cidadãos. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200