. - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Redes sociais compreendem estruturas com a finalidade de conectar a humanidade no ambiente virtual. Nesse sentido, além de proporcionar a criação de novas relações interpessoais, também, pode trazer consequências para a saúde mental dos usuários, por meio da “Cultura do Cancelamento” (Melhore a contextualização do tema. Cuidado com o tangenciamento). Ademais, com o ideal de proteção à identidade que a internet possibilita, agrava, ainda mais, a realização dessa aporia. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a conectividade presente no mundo globalizado diminuiu as distâncias e, dessa forma, novas relações em diferentes âmbitos, como profissionais ou sociais, foram possíveis de realizar. Sendo assim, diversas oportunidades foram aparecendo com o uso das redes sociais, como influencers, home office, entre outros, ou seja, ampliou o mercado de trabalho. No entanto, apesar dos benefícios, essa aproximação entre os usuários fez surgir uma nova cultura, a do cancelamento, a qual é praticada pela maioria jovem utilizando o termo “cancelado (a)” para perseguir suas vítimas, as quais possuem opiniões distintas dos demais. (Reestruture as discussões. Abordagem tangencial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, os cancelados passaram a ter sintomas de depressão, ansiedade, como também, passaram a se isolar do meio social. Além disso, as redes sociais criam um conforto para os seus usuários, ao permitir um ideal de proteção à identidade ocasionada pelo sentimento de anonimato, o que agrava as agressões virtuais. Com isso, os impactos na saúde mental dos utilizadores da internet serão cada vez mais acentuados graças à ideia de não identificação. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Cabe ao Ministério da Segurança (Boa. Apresentou o agente) propor a criação de um sistema de denúncias para agressões virtuais, por meio de um aplicativo disponibilizado na PlayStore. Tal programa rastreará o endereço de IP dos agressores, mediante a anexação do nome e da tela de captura do dispositivo, onde ocorreu o crime. Desse modo, a delegacia mais próxima será contatada e resolverá o caso seguindo a lei, contra comentários configurados como calúnia, presente na Constituição de 1988. Dessa maneira, aquela falsa ideia presente na internet diminuirá, como também, comentários maldosos, os quais prejudicam a saúde mental populacional.​​​​​​​ (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200