P - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "O Alienista" (Vírgula) do grande escritor brasileiro Machado de Assis, conta a história do Dr. Simão que julgara quase todos de uma cidade como loucos por não agirem dentro de um padrão normal. Analogamente, na atualidade o uso das redes sociais trás  traz grande impacto na vida das pessoas, devido,(Sem vírgula) ao modismo imposto pelos influenciadores digitais e as severas críticas de anônimos. Dessa maneira, isso causa vários problemas para as pessoas, dentre eles a baixa autoestima e a depressão. (Boa contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a baixa autoestima é uma típica inaceitação pessoal que está cada vez mais presente entre os indivíduos. Sob esse viés, essa falta de amor próprio pode ser vista no filme "O corriga" (Vírgula) de 2019,onde o protagonista Arthur é muito criticado pela sociedade, se tornando um vilão (Melhore a apresentação dessa ideia) .Fora da ficção, muitos internaltas usam perfis falsos apenas para descriminar os terceiros, o que faz um vasto número de pessoas não se aceitarem e até tomarem medidas extremas como o suícidio. Dessa forma, deve-se evitar acontecimentos parecidos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de adequação á (Veja a diferença entre crase e acento agudo) moda dita pelos influenciadores digitais deixam muitos seguidores depressivos. Oposto a isso, na frase de Anne Frank escrita em seu diário ,diz: " Deixe-me ser eu mesma, e então estarei satisfeita". Logo, os indivíduos precisam aceitar-se como são, e não de acordo com "padrões" igualmente Arthur que acabou em um hospício por distúrbios mentais (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, caso a população estiver disposta a se enquadrar a esse modismo, deverá estar ciente do grande risco posta á sua saúde tanto física quando mental. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o governo federal (como orgão mais adequado) (Boa. Apresentou o agente) arja contra os agressores por meio da punição severa, para impedir que as discriminações feitas por indivíduos anônimo se perpetue. Além disso, o Ministério da Saúde deve criar uma "#seja você mesmo", por meio das redes sociais, afim  a fim de incentivar a população a se aceitar e questionar sobre a existência de alguém complemente normal como fez Machado de Assis em sua obra. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200