anny - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 06/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

‘’A mídia controla a massa’’. A atribuição de George Orwell representa claramente a problemática dos impactos do uso das redes sociais na saúde mental da sociedade brasileira, uma vez que é justamente o poder que a internet tem sobre a vida pessoal da sociedade que a cristaliza. Assim, torna-se evidente que a origem dessa vicissitude está nos padrões impostos pela sociedade. Não só a mentalidade capitalista como a globalização aprofundam essa situação. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) A priori, o modelo capitalista, conduzido por estereótipos, alicerça essa questão. Isso ocorre porque ao longo da história criou-se modelos a serem seguidos, como a boneca Barbie que foi inspiração para jovens do mundo todo, e com a inter-relação do mundo através de, principalmente, as redes sociais esses padrões que valorizam uma imagem física perfeita foram disseminados. Logo, vale ressaltar que os ‘’influencers’’, em prol de lucro, compartilham momentos pessoais através de canais de comunicação e, consequentemente, a realização de procedimentos cirúrgicos, como a Lipolad, e mistificam a elevação da autoestima através do corpo perfeito. Assim, é evidente a desvalorização psicológica no Brasil, o qual, segundo a Organização Mundial de Saúde, está entre os 10 países com mais casos de suicídio. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que com o avanço tecnológico presente no mundo globalizado há a formação do idealismo. Nesse panorama, com a ‘’cultura do cancelamento’’ no Brasil, a idealização de comportamentos são enfatizadas por usuários de redes sociais (como Twitter, Facebook e Instagram) onde os mesmos atacam, principalmente, atrizes e cantores ao achar que o comportamento é inadequado. Um exemplo disso, ocorreu com Luíza Sonza, cantora, após o término de casamento, que foi cancelada após o início de um novo namoro (Reestruture essa discussão). Com isso, a afirmação do ex-primeiro ministro inglês Benjamin (Dois pontos) ‘’a ignorância nunca resolve uma questão’’, critica a falta de empatia das pessoas, visto que o ato de padronizar comportamento fere a saúde mental alheia.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar os impactos provocados pelo uso das redes sociais na saúde mental da população brasileira. Faz-se necessário que o Ministério das Comunicações (Boa. Apresentou o agente), com apoio do Ministério da saúde, a partir da indústria midiática, crie um plano de apoio nas redes sociais e no mesmo ressalte a importância da singularidade e os meios de apoio psicológico gratuito pré-existentes em prol de diminuir a incidência de problemas na saúde mental gerados pela falta de autoaceitação. Outrossim, o Ministério da educação, nas redes de ensino, trabalhe o uso adequado das redes sociais,(Vírgula) a fim de, contrariamente ao pensamento de Orwell, a mídia não controle a população. 

Comentários do corretor


Boa produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200