Equilíbrio mental e as redes sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 06/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A consolidação das redes sociais potencializou a propagação da comunicação instantânea, de forma abrangente, para todos os públicos. Entretanto, há questões conflituosas que envolvem essas ferramentas de comunicação em massa, que impactam sobremaneira a saúde mental dos seus usuários. Nesse sentido, é imprescindível analisar os desafios impostos pela problemática, a fim de mitigá-la. (Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, as ocorrências de intimidação virtual certamente influenciam a questão. A exposição da vida pessoal torna os usuários dessas redes cada vez mais vulneráveis a críticas negativas e a ataques relacionados a opiniões e em relação a aparência. Nesse sentido, tais agressões desestabilizam a auto estima autoestima das vítimas, podendo tais casos evoluirem para uma degradação pública ainda mais severa, por meio da revelação da sua vida íntima. Consequentemente, essas violações tornam as vítimas mais fragilizadas, resultando em graves danos colaterais a sua interação social, como o enfraquecimento de laços afetivos presenciais, levando-os ao isolamento, a depressão e, em casos mais graves, até ao suicídio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a exigência por uma aceitação comportamental e estética comprometem o equilíbrio mental dos indivíduos. Sob esse viés, é comum ser mostrado nas redes sociais um padrão de vida e de comportamento incompatíveis com a realidade de muitas pessoas, que se cobram demasiadamente para alcancá-lo. Nesse sentido, essa cobrança pode debilitar emocionalmente certos usuários, por não obterem êxito ao tentar atingir tais padrões ilusórios e restritivos. Por conseguinte, como efeito danoso ocasionado pela fragilidade adquirida, há o desenvolvimento de males como angústia e ansiedade, o que compromete as relações sociais como um todo. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, é imprescindível a adoção de medidas pertinentes à solução do impasse. Primeiramente, as Secretarias Estaduais de Saúde (Boa. Apresentou o agente) devem firmar parcerias com os Conselhos Regionais de Psicologia, a fim de intensificar e aperfeiçoar o atendimento psicológico ao público que necessita desse atendimento. Além disso, o Poder Legislativo deve regulamentar instrumentos legislativos que reforcem a fiscalização das redes sociais para identificar e alertar, de forma mais contundente, conteúdos sensíveis que possam atingir negativamente seus usuários. Dessa forma, fomenta-se um futuro por um acesso mais participativo e saudável para todos os públicos.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200