O uso excessivo das redes sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 06/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É de conhecimento geral o quão influentes e presentes as redes sociais são na sociedade, tendo elas como principais objetivos informar e tornar as pesquisas e comunicações mais rápidas e eficientes. No entanto, a grande questão (Vírgula) no atual cenário em que vivemos, é a forma como esses meios de conexão vem se tornando prejudiciais à vida do ser humano. Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Visto que os maiores usuários dessas redes são crianças e adolescentes com idades de 9 a 17 anos, totalizados em 24,3 milhões no ano de 2019, de acordo com o CGI do Brasil (Comitê gestor da internet), são o grupo alvo com maior índice de danos e instabilidade mental, originados do uso excessivo de internet e aparelhos que os mantém conectados. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Levando em consideração esses fatos, a maior parcela da população brasileira, que continua crescente, é e tende a ser afetada com distúrbios provenientes dessas ações online, tais como a depressão, ansiedade e o bloqueio no aprendizado, que logo se tornam os resultados das mudanças frequentes de humor, dificuldade para socializar e participar de atividades em conjunto e a extrema incapacidade na resolução de problemas, seja na vida pessoal ou acadêmica do indivíduo e (Vírgula) dessa forma, impedindo possíveis evoluções. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nesses aspectos, é de extrema importância e necessidade, (Sem vírgula) que as escolas e os meios de publicidade, (Sem vírgula) busquem maneiras de diminuir o tempo que seus alunos e outros grupos passam nas redes, (Boa. Apresentou o agente) organizar e estimular palestras referentes ao assunto, campanhas que gerem grande impacto, com o intuito de informar e alertar não só os jovens, mas também seus responsáveis, diante da situação, priorizando não só a saúde física, mas também a psicológica. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200