Redes Sociais e a Saúde Mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 06/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O homem contemporâneo caracterizou-se como um ser altamente social, que busca constantemente interagir com outras pessoas. Devido a esse aspecto, as redes sociais conquistaram grande popularidade a nível global, representando um mecanismo importante de socialização. Contudo, as mesmas, quando utilizadas constantemente, geram impactos negativos na saúde mental de seus usuários, sendo que dois dos principais deles são a limitação do desenvolvimento da individualidade e a dependência emocional de ambientes virtuais de interação. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é válido constatar que grande parte dos usuários da internet, sobretudo jovens, utilizam a maior parte de seus tempos de lazer redes sociais, limitando-se apenas a observar o cotidiano dos outros, sem ter uma comunicação direta com outro indivíduo. Segundo a neurocientista inglesa Susan Greenfield, as interações corriqueiras são essenciais para a formação da individualidade durante toda a vida. Assim, a substituição do convívio real pelo uso de ambientes virtuais prejudica signifacamente o desenvolvimento individual, gerando uma vulnerabilidade em relação a opiniões alheias e dificuldade de formação de uma mentalidade emancipada. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais, por constituírem um espaço onde "amizades" são facilmente criadas, transmitem uma sensação de acolhimento e amparo aos seus adeptos, deixando-os dependentes emocionalmente desse espaço virtual, sem motivação para realizar atividades rotineiras, como um almoço em família, pois os mesmos, geralmente, suprimem através de aplicativos, como o Facebook, a carência afetiva que encontram em suas vidas reais. De acordo com o Instituto de Saúde Pública do Reino Unido, as redes sociais viciam mais do que o álcool e o cigarro, evidenciando que a necessidade obsessiva de utilizá-las representa um vício, que, como os outros, pode levar a problemas psicológicos, como a depressão, que perpetua o ciclo da dependência de ambientes virtuais de interação. (Ótimo argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, constata-se a necessidade de reduzir os impactos das redes sociais na saúde mental. Para tanto, as empresas que administram as redes sociais, como sendo responsáveis pelos danos causados aos seus usuários, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) devem, através de meios de comunicação - como a televisão, realizar campanhas de conscientização sobre o correto e saudável uso das redes sociais, informando, também, os riscos proporcionados por elas, o que, indubitavelmente, diminuirá o número de cidadãos impactados negativamente com as mesmas. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200