No documentário "O dilema das redes" uma realidade cruel é apresentada, na qual, através da internet, números absurdos de pessoas são manipuladas diariamente sem ao menos se dar conta. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de facilitar relações sociais, aproximar pessoas e oferecer informações, a internet também tem o poder de afastar, excluir e alienar. Uma quantidade exorbitante de conteúdo é despejado goela abaixo de bilhões de indivíduos todos os dias (Reestruture essa ideia), conteúdo esse que é recebido muitas das vezes sem filtro algum, com apenas uma necessidade visceral de "fazer parte". Dessa forma, padrões inalcançáveis e modelos de vida inexistentes são propagados para pessoas que foram induzidas a sentir insuficiência com quem são. (As discussões foram desenvolvidas de modo tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Fragilizando a saúde mental desses muitos indivíduos, a mídia continua intacta, lucrando com a insegurança de seus clientes, e consequentemente, com transtornos como ansiedade e depressão, causando, na pior das hipóteses, o suicídio. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, uma atitude precisa ser tomada. É crucial que influenciadores "reais" sejam promovidos, com corpos "reais" e vidas reais", não uma realidade inexistente que promove unicamente a insatisfação pessoal. Há um padrão que carece de desconstrução, pessoas apagadas que merecem ser vistas (Evite clichês), e uma vida plena com quem se é que deve ser propagada imediatamente, (Ponto final) Se tais medidas forem tomadas, a internet se tornará um lugar seguro para a saúde de seus usuários, e não um campo de guerra deles com eles mesmos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |