A mídia mata - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 06/12/2020

Status:

Corrigida
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No documentário "O dilema das redes" uma realidade cruel é apresentada, na qual, através da internet, números absurdos de pessoas são manipuladas diariamente sem ao menos se dar conta. (Contextualize o tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de facilitar relações sociais, aproximar pessoas e oferecer informações, a internet também tem o poder de afastar, excluir e alienar. Uma quantidade exorbitante de conteúdo é despejado goela abaixo de bilhões de indivíduos todos os dias (Reestruture essa ideia), conteúdo esse que é recebido muitas das vezes sem filtro algum, com apenas uma necessidade visceral de "fazer parte". Dessa forma, padrões inalcançáveis e modelos de vida inexistentes são propagados para pessoas que foram induzidas a sentir insuficiência com quem são. (As discussões foram desenvolvidas de modo tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) Fragilizando a saúde mental desses muitos indivíduos, a mídia continua intacta, lucrando com a insegurança de seus clientes, e consequentemente, com transtornos como ansiedade e depressão, causando, na pior das hipóteses, o suicídio. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, uma atitude precisa ser tomada. É crucial que influenciadores "reais" sejam promovidos, com corpos "reais" e vidas reais", não uma realidade inexistente que promove unicamente a insatisfação pessoal. Há um padrão que carece de desconstrução, pessoas apagadas que merecem ser vistas (Evite clichês), e uma vida plena com quem se é que deve ser propagada imediatamente, (Ponto final) Se tais medidas forem tomadas, a internet se tornará um lugar seguro para a saúde de seus usuários, e não um campo de guerra deles com eles mesmos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200