É notório o fato de que grande parcela da população possui acesso à internet. A Terceira Revolução Industrial, também chamada de técnico-científica, é uma das razões para tal acontecimento, pois, por meio dela, foi possível que a internet e meios de comunicação em geral evoluíssem cada vez mais. Pode-se dizer que o “mundo encurtou” pela tamanha facilidade de uma pessoa que mora no Brasil se comunicar com alguém que vive na China, por exemplo. Entretanto, parelhamente paralelamente ao avanço da tecnologia, problemas relacionados à saúde mental das pessoas que usam excessivamente as redes socias surgiram. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A internet tem um grande peso na vida das pessoas, principalmente entre jovens e adolescentes, fase em que grande parte das opiniões pessoais são formadas. Facilmente é encontrado cidadãos com vidas aparentemente perfeitas na internet, e é exatamente essa busca por uma vida ideal e inalcançável ,por parte das pessoas do “outro lado da tela”, que causa frustração e, consequentemente (Vírgula) diversos problemas relacionados ao bem-estar da saúde mental, como depressão, ansiedade e baixa auto estima autoestima. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) O tempo gasto na utilização das redes sociais também pode ser um dos fatores que levam a aparição de problemas mentais, segundo psicólogos. Isso deve-se ao fato das mídias sociais possuírem a mesma capacidade de desenvolver vícios, assim como cigarros e drogas, ou seja, quanto mais alguém usa a internet, muito possivelmente mais necessidade ela terá de continuar usando-a. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados anteriormente, é possível compreender que ações visando o bem-estar de usuários da internet devem ser tomadas. Institutos educacionais e governamentais (Muito bem. Apresentou o agente) poderiam desenvolver campanhas incentivando a substituição de atividades nas redes sociais por outras, como campanhas literárias, onde em que horas gastas na internet dariam lugar a leitura. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |