Redes sociais: O uso exige prudência - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 05/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma característica peculiar das sociedades humanas, (Sem vírgula) é a constante busca por novas maneiras de comunicação: e-mail, telefonemas, são alguns exemplos de meios comunicativos que foi desenvolvido pelo homem. E, atualmente, o mais atrativo desses meios, (Sem vírgula) são as redes sociais, afamado pelo uso, que se torna cada vez mais comum. (Contextualize o tema com mais clareza ou formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Facebook, YouTube, Instagram, (Sem vírgula) são alguns exemplos das redes sociais mais usadas do mundo, a popularidade se tornou tamanha que não ter acesso a essas redes é quase como não estar ambientado ao mundo atual globalizado. Contudo, seu uso pode ocasionar consequências negativas. Ainda, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, 85% dos adolescentes brasileiros ficam online nos meios de comunicação estando com sua família ou até mesmo nos horários escolares; é inaceitável que um aparelho seja mais prioritário do que a nossa família e escola. (O tema foi desenvolvido de forma tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister, ainda, salientar a baixa autoestima, a insatisfação pessoal e falta de afeto causadas pela dependência nas redes sociais, como impulsionador do problema. (Não compreende a estrutura do texto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o uso excessivo das redes virtuais requer medidas mais afetivas para ser desraizado. Portanto, o governo federal, (Sem vírgula) deve criar programas alertando a população sobre o uso descontrolado da tecnologia (Boa. Apresentou o agente), através de acordo com profissionais da saúde mental. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, "Na mudança do presente a gente molda o futuro". (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200