“Vestiu o ego que não se satisfez, se estilhaçou em cacos virtuais, nas aparências todos são iguais, singularidades em ruína” é um trecho da música “Desconstrução” (Vírgula) de Tiago Iorc (Vírgula) que expressa em máxima evidência, os problemas causados na sociedade contemporânea em relação ao uso negativo das redes sociais na saúde mental das pessoas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o aumento do número de usuários em aplicativos de redes sociais, (Sem vírgula) vem sendo fator exponencial para doenças mentais como ansiedade, depressão e estresse. Além disso, problemas como autoestima também estão ligados ao uso indevido do celular nas mídias digitais (Vírgula) segundo o Conselho Federal de Psicologia. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o sociólogo e escritor Guy Debord, por meio da teoria “Sociedade do Espetáculo” (Vírgula) revela que a auto exposição das pessoas na internet, (Sem vírgula) gera a necessidade de se mostrarem felizes, e perfeitas o tempo todo em vídeos, fotos e frases, afetando a saúde mental das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) nas redes sociais. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas. (Melhore a progressão de ideias) Que o governo, por meio do Ministério da Saúde, (Boa. Apresentou o agente) faça parcerias público-privadas com empresas diretamente ligadas às redes sociais, como Facebook e Instagram, para que seus aplicativos ofereçam uma ferramenta onde os usuários possam conversar com psicólogos 24 horas por dia, além de serem feitas campanhas de conscientização sobre os impactos das redes sociais para a saúde mental. Deste modo, o problema será contido para que as mídias sociais sejam usadas de forma saudável e singular. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |