Mentalmente Em Rede - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 05/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em razão do cenário atual pandêmico instalado no mundo, as tecnologias e os meios de comunicação se mostram grandes aliados para manter o distanciamento social e fomentar as relações interpessoais entre os indivíduos. No Brasil, o avanço tecnológico sempre fez parte da sociedade, porém, atualmente, de maneira mais presente, vem trazendo como consequências prejuízos à saúde mental dos brasileiros, principalmente aos jovens. Com isso, cabe analisar os motivos dessa problemática, sendo eles a ocorrência constante de um cenário depressivo por parte dos jovens por não se enquadrarem nos padrões impostos pelas redes e a sua forte dependência nas pessoas. (Muito bem. Apresentou a tes. Melhore a contextualização do tema) 


(Boa estratégia coesiva) Em primazia, é válido salientar que o mal-estar entre os adultos e adolescentes por não se encontrem adequados aos padrões de beleza impostos pelas redes sociais é um fator maximizador do problema. Assim, é válido a análise das consequências da Revolução de Tecnologia e Informação no cenário digital. Logo, os filtros de photoshop do Instagram e o ideal de aceitação encontrados nas mídias digitais através das curtidas e comentários se mostram um precursor ,porém na esfera cibernética, dos padrões sociais e físicos impostos na sociedade. Como consequência, essa imposição afeta diversos jovens, que ao lutarem para ganhar um prestígio social, não respeitam os próprios limites e muitas vezes se encontram deprimidos, tristes e com péssima autoestima, com forte sentimento de solidão e de não pertencimento do meio tecnológico. Com isso, enfrentam diversos problemas sociais e psíquicos como de aceitação e interação. Portanto, entende-se o quanto a saúde mental é afetada quando posto em prova as cobranças na esfera digital. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator culminante da problemática é a dependência gerada pelos dispositivos tecnológicos. De acordo com o documentário da Netflix, “O Dilema Das Redes”, esses aparelhos e principalmente as redes e os aplicativos foram feitos unicamente para viciar os usuários. Com base nisso, percebe-se o quanto essa dependência gerada afeta o bem-estar e a saúde das pessoas , a partir do momento em que se afastam do mundo real, em razão do grande tempo passado nas redes, muitos têm a percepção de que os desafios e as vivências da vida são fáceis e seguras, o que traz como consequência um despreparo para as situações negativas e frustrações do dia a dia. Assim, atribui-se uma grande necessidade de mudança dessa perspectiva e o quanto seus efeitos são nocivos ao ser humano. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, faz-se necessário uma solução para os problemas vigentes. Conforme (Reveja a seleção lexical), cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria ao Ministério das Comunicações , (Muito bem. Apresentou o agente) criarem uma política pública na qual exigirá das mídias digitais um certo limite de uso aos usuários, exposição de vídeos e publicações alertando seus clientes sobre os riscos provocados pelo uso excessivo das redes e conscientizando sobre a saúde mental e da importância de relações interpessoais com base no contato físico do dia a dia. Essa ação ocorrerá por meio das próprias redes e aplicativos e terá o fito de tornar a sociedade mais consciente e saudável . Em vista disso, como utilizada para vencer os desafios da pandemia, as tecnologias serão usadas para outros bens no futuro em prol da cidadania e bem-estar. ​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200