ameaças - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 05/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor britânico Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Infelizmente, fora da literatura, é o oposto do que autor prega, uma vez que os impactos negativos das redes sociais na saúde mental dos brasileiros apresenta obstáculos. Esse cenário antagônico é fruto tanto do uso excessivo das redes sociais quanto da negligência familiar com os adolescentes (Cuidado. Ficou muito específico e pode levar ao tangenciamento). Nesse sentido, é válido analisar as questões que envolvem e potencializam essa realidade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se o uso demasiado das redes sociais como impulsionador do problema. Em meados do século XX, com o advento da Terceira Revolução Industrial, a internet alcançou uma proporção mundial obtendo vários navegantes, principalmente nas mídias sociais. Consequentemente, o entretenimento fornecido por tal meio faz com que seus usuários passem horas em frente das telas de celulares e computadores, especialmente, as pessoas que buscam um ''refúgio'' nos meios digitais. Desse modo, auxiliando com o isolamento social que, por sua vez, causa danos à saúde mental, como possíveis casos de ansiedade e depressão. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fulcral pontuar que os impactos das redes sociais sobre os adolescentes derivam da baixa atuação familiar. Segundo o filósofo chinês Confúcio (Dois pontos) '' Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros''. Sob tal ótica, é fato que isso não ocorre no Brasil, tendo em vista que as famílias apresentam uma não preocupação, no que concerne a criação de medidas de monitoramento sobre o que está sendo acessado pelos adolescentes. Por conseguinte, milhares de jovens acabam prejudicando-se com o uso inadequado de tal meio, a exemplo o jogo da ''Baleia azul'', um jogo composto por 50 desafios, na qual o último é o suicídio. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a negligência familiar contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Cuidado. O tema foi desenvolvido de modo tangencial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de uma medida para conter o avanço dos impactos das redes sociais na saúde mental dos brasileiros. Por isso, a fim de solucionar o uso excessivo das redes sociais e a negligência familiar, é preciso que o Estado, no papel do Ministério da Educação e da Saúde, crie projetos (Boa. Apresentou o agente), em parceria com psicólogos e escolas. Essa ação deverá ser realiza através de palestras para alunos e pais, com o intuito de alertar sobre os riscos das redes sociais na saúde mental, e pela disponibilização de psicólogos nos postos de saúde e nas escolas para as pessoas que estejam com algum dano psicológico. Destarte, as redes sociais não serão mais uma impacto negativo na saúde metal dos brasileiros e se aproximará da sociedade perfeita de More. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Cuidado com o tangenciamento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200