No filme "Medianeras" (Vírgula) de Gustavo Toretto, é retratado um futuro distópico em que as redes sociais controlam e manipulam seus internautas, a fim de moldar as opiniões presentes na sociedade. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de dois personagens: Martin e Mariana, que vivem sozinhos em seus apartamentos em Buenos Aires, frequentam os mesmos lugares, moram muito perto um do outro, mas não se conhecem devido ao fato de estarem presos as bolhas virtuais (Reestruture essa discussão). Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Toretto pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, as redes sociais corroboram para problemas psicológicos e influenciam no comportamento do público, preso em uma enorme bolha virtual. (Não apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias (Vírgula) internautas estão cada vez mais expostos a uma quantidade ilimitada de dados e informações, consequência do uso descontrolado da internet a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman,vive-se em um mundo de liberdade ilusória: onde somos facilmente influenciados sem que percebamos com facilidade. Assim, os usuários são inconscientemente influenciados pelas redes sociais. (Delimite e explore as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se um forte poder de influência das redes sociais na coletividade cibernética: ao utilizar essas redes, internautas são cada vez mais expostos a sofrerem problemas sociais, podendo levar ao suicídio. Em um episódio da série televisiva "Black Mirror", "queda livre", um aplicativo controlava a vida social da sociedade, fazendo as mesmas viverem exclusivamente para serem bem vistas na sociedade e causando delírios quando não se é alcançado o resultado desejado. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) A partir do exposto, é mister que o Estado tome medidas para mitigar esse impasse. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura(MEC) crie (Boa. Apresentou o agente), por meio de verbas governamentais, palestras que informem aos usuários da internet o perigo iminente presente no dia-a-dia dia a dia com o uso excessivo dela, sugerindo aos usuários a não exporem seus sentimentos a essa tecnologia. Somente assim será possível combater essa problemática presente na sociedade e ,ademais, estourar a bolha virtual que as novas tecnologias estão construindo no século XXI. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |