Redes Sociais: A Letalidade de Seus Impactos - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 04/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série Bia, da Disney, a personagem Pixie era uma produtora de conteúdos para a internet, nos comentários de seus vídeos haviam criado a "#isaboy", como forma de criticá-la por seu estilo de vestimenta, uma situação negativa e que perturbou psicologicamente por muito tempo (Melhore a apresentação dessa ideia).Fora das telas de televisão, o cenário se repete com frequência, sendo as redes sociais ditadoras de padrões que, se não forem seguidos, atraem falas perjorativas, que trazem uma série de impactos à saúde mental das pessoas, entre eles a depressão e consequentemente o suicídio. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se uma tendência humana de sempre impor padrões a tudo, em fatores religiosos, estéticos, culturais, entre outros infinitos, que assim como na série apresentada, se não forem seguidos (Vírgula) atraem os comentários infundados e ofensivos dos chamados haters, e paralelamente aos impactos psicológicos sofridos por Pixie, muitas outras pessoas sofrem com a ação desses indivíduos. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Quando se falam das consequências ainda mais diretamente, um cenário claro é a depressão, considerada uma das doenças do século, ela pode levar ainda ao suícidio. Segundo pesquisas divulgadas por mídias digitais, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos, e essa estatística pode se tornar ainda mais númerosa como resultado da autoestima ferida pelos haters. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Com base no que foi dito, medidas precisam ser tomadas. É responsabilidade das empresas de redes sociais (Boa. Apresentou o agente) acabar com os comentários perjorativos, através do banimento de seus autores, em um sistema onde outros usuários denunciem essas falas ofensivas e as empresas excluam os haters de suas plataformas, objetivando o fim de casos semelhantes ou piores que o de Pixie. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200