O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, (Sem vírgula) definiu modernidade sólida o período em que existia rigidez e solidificação das relações sociais. Entretanto, com o grande avanço da tecnologia na sociedade contemporânea, tem-se verificado que as pessoas tornaram as relações humanas cada dia mais frágeis, que com o uso das redes sociais trouxeram impactos na saúde mental dos usuários. Diante dessa perspectiva, faz-se impreterível a análise dos fatores que favorecem este empecilho. (Muito bem. Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, é fulcral ressaltar que as redes sociais são importantes por compartilhamentos de notícias, ideias e opiniões, porém o uso excessivo tornou-se "tóxico", pois as pessoas buscam a aceitação e inclusão naquele meio social criando um ciclo vicioso e colocando indispensavelmente o uso das redes sociais no cotidiano. Além disso, as pessoas ao usarem constantemente esse modo superficial de relações, muitas vezes (Vírgula) perdem o interesse em socializar presencialmente, querendo permanecer estagnados em casa no "mundo virtual", apenas propondo uma felicidade momentânea. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, esse novo meio social nem sempre supre os anseios mais profundos de cada indivíduo, aumentando a solidão e sentimentos de angústia. Ainda mais, as pessoas estão suscetíveis a sofrer o cyberbullying, provocando ou agravando a depressão, que por si já é uma doença que traz diversos problemas e transtornos. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), com o auxílio da mídia, por intermédio de campanhas, promover a importância de viver cada momento e se desconectar da falsa realidade que as redes sociais apresentam, a fim de estabelecer um dia-a-dia dia a dia mais saudável, podendo combater a ansiedade e diminuir os casos de depressão. Dessa forma, a modernidade poderá se solidificar, trazendo relações sociais fortes e intensas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |