. - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 04/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso de redes sociais – comunicação virtual- aparentemente teve taxas de crescimento pelos usuários, muitos dos conteúdos postados nas redes socias estão diretamente ligados à estética, modos corretos e perfeição da vida, onde muitos usuários que acompanham estas postagens se frustram diante de uma realidade diferente –classe social inferior, estudos e trabalho-, tal frustração que pode afetar diretamente na saúde mental dos navegadores. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No filme "Cyberbullying lançado", em 2011; (Vírgula) Taylor é vitima de bullying na internet – cyberbulbying- após tentar se encaixar no meio virtual que a rede social solicitada (Melhore a apresentação dessa discussão). Muitos impactos atuais nas redes sociais podem causar humilhações, afetando diretamente a saúde mental, sem acompanhamento psicológico o indivíduo pode vir a ter outros transtornos relacionados a este trauma. –ansiedade, crise de auto rejeição e choro-. (Abordagem superficial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Os adolescentes são os mais afetados pelo vício virtual, as consequências são maiorias negativas e gerando problemas mentais, atualmente a sociedade brasileira tem como padrão idealizado de vida e estética – bom trabalho e aparência aceitável sem preconceito –, o indivíduo que se acha como fora deste padrão muitas vezes desenvolve crises de ansiedade, transtornos alimentares – anorexia- e baixa autoestima, podendo se agravar e levar a depressão. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o uso excessivo de redes sociais diminui ações fatais nos usuários (Problemas na construção de sentido), o MS – Ministério da Saúde, responsável pelo SUS- (Boa. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deveria ter como prioridade o tratamento psicológico, antes dos usuários serem afetados diretamente na saúde mental, para que os usuários atingidos pela rede social não venha haver agravamento por tais ações do mundo virtual; (Vírgula) prezando pela saúde mental dos usuários junto com a empatia dos influenciadores digitais. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200