SAÚDE MENTAL/CORINGA :P - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição federal de 1988, todo indivíduo tem a garantia do acesso à saúde. No entanto, na prática, a lei é deturpada, visto que há óbices no âmbito da saúde mental na contemporaneidade. Esse cenário acontece por causa da visão distorcida de profissões como psicólogos e psiquiatras e das influências midiáticas. (Melhore a contextualização do tema e a formulação da tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se destacar a necessidade da valorização dos profissionais da área da psicologia e psiquiatria. Desse modo, tais profissões são vistas equivocadamente como soluções somente para loucos, grande parte da população tem preconceito e é muito comum ouvir (Dois pontos) "Eu não sou maluco para ir no psicólogo" no comportamento de muitos cidadãos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar saudável não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, e sim o bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, para que o papel dos psicólogos seja efetivo na realidade brasileira, faz-se necessário que o Poder Público atue fortemente (Vírgula) a fim de financiar os custos. Dessa forma, a sociedade estará distante da realidade vivenciada pelo protagonista do filme "Coringa", Arthur Fleck, uma vez que ele sofria de transtornos mentais e não tinha verba para arcar com os custos das consultas, tratamentos, remédios e a ajuda da psicóloga. (Não compreendeu o tema. Discussão desenvolvida de forma tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, as influências midiáticas impactam fortemente na sociedade hodierna. Isso é comprovado a partir do silenciamento dos veículos de informação sobre a questão da saúde mental, visto que a internet é um dos principais meios de comunicação de maior alcance da população. Nesse viés, as redes socias têm a finalidade de divulgar assuntos com intuito de orientar os cidadãos. Entretanto, quando utilizada pelos jovens acaba sendo objeto de influência segundo a Teoria do Habitus, do sociólogo Pierre Bourdieu, que afirma (Dois pontos) "As ações são impostas, naturalizadas e padronizadas pela sociedade". Logo, a maioria dos jovens querem fazer parte do "padrão" dos famosos e das celebridades, porque são pessoas importantes na sociedade. Então, a internet acaba sendo um dos pontos cruciais para a manifestação de problemas mentais, porque dissemina a "perfeição dos famosos" que nem sempre é alcançada pelos jovens e pode desencadear futuras doenças como a depressão. (Abordagem tangencial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que não haja óbices na saúde mental na contemporaneidade, cabe ao Poder Público (Boa. Apresentou o agente) criar espaços comunitários para ampliar a valorização do trabalho dos psicólogos e psiquiatras por meio de verbas governamentais, e a mídia divulgar informações pertinentes que ajude a população a fazer a auto-análise e procurar auxílio (Vírgula) a fim de mitigar os casos de problemas mentais na sociedade. Assim, a nação verde e amarela verá a corroboração da Carta Magna. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200