E se eu fosse você? - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1933 1988, ducumento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em um dos seus artigos, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, não é isso que ocorre com a maioria dos jovens que ultilizam de forma exarcebada as redes sociais, pois o mundo no qual tudo é belo entra em choque com a realidade. Neste contexto, é notório de como a saúde mental de todos os jovens do Brasil está sendo ameaçada pela internet, não só pelas altas comparações de seus corpos e vidas pessoais, mais  mas também a superexposição delas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é imprescindível falar de todas as consequências das comparações feitas diarimente pelos jovens nas redes, muitas vezes levando a depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos. Segundo pesquisa feita pela Secrétaria  Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, 77% das jovens têm propensão a ter disturbios alimentares, isso porque é normal na sociedade olhar a magreza como algo bom, e as pessoas gordas como algo ruim (Melhore a apresentação dessa discussão). E a internet reforça tal afirmação. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, notas-se também a surperexposição das pessoas e suas vidas. A música "Ela era só uma menina" (Vírgula) de Tiago York (Vírgula) expõe muito tal problema e como a vítima se sente quando faz isso para encontrar algum sentido em sua vida, ou simplismente para ser valorizada e aceita na sociedade. Infelizmente, se expor muito nas redes sociais virou uma forma de chamar a atenção para si, na qual é medida em curtidas ou likes. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto (Vírgula) a necessidade de mudar este cenário. Para isso, as faculdades federais de cada região do Brasil deve elaborar (Boa. Apresentou o agente) um projeto em que os estudantes de moda e fotografia se juntem para fazerem albúns  álbuns de fotos com modelos de diferentes aspectos físicos, por meio da internet. Com a finalidade de aumentar a representatividade e auto-estima autoestima dos usuários. Assim se consolidará uma sociedade em que o diferente, (Sem vírgula) n~eo não é mais visto como ruim e que a saúde dos jovens não sejam ditadas pelos padrões que as redes socias impõem(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Cuidado com um possível tangenciamento. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200