Impacto do uso das redes sociais na saúde mental, uma discussão social - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman: “as redes sociais são uma armadilha”. (Sem ponto final) tal concepção é pautada num cenário globalizado, cuja sociabilidade entre indivíduos vem sendo atrelada às redes sociais e as negativas pelas quais podem vir a sofrerem por não distinguirem virtualidade de realidade de vida. Dessa forma, a utilização dessas plataformas digitais precisa de atenção, respeito e, acima de tudo, responsabilidade. Então, as problemáticas envolvendo discurso de ódio nas redes e o dito cancelamento na internet (Reveja essa discussão. Cuidado com o tangenciamento), equacionam uma sociedade desequilibrada, da qual a saúde humana pode ser mais afetada. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, o escritor italiano Umberto Eco já afirma: “a internet deu voz aos ignorantes”. Em visto disso, a polarização do discurso de ódio pela internet por disseminar racismo, ofensas e desrespeito ao gênero ou orientação sexual reflete um ideal antiético e só agrava mais os descasos em sociedade – desigualdade, homofobia, machismo e outros. Então, isso representa uma anomalia social e pode prejudicar a fisiologia humana, seja mental ou fisicamente, pois nem todos possuem condições mentais de lidar com essas intolerâncias (Reestruture essa discussão). Sendo assim, é perceptível uma liberdade perpetuada pela internet que, muitas vezes, pode levar alguns cometerem atos ruins e maldosos. E como afirma a filósofa brasileira Marilena Chauí: “a liberdade é um limite quando se tem respeito e empatia ao próximo”. (Tema desenvolvido de modo tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, infere-se a questão do dito cancelamento na internet como sinônimo de rebaixamento, exclusão e xingamentos dentro dos ambientes virtuais. (Tangenciamento. Reformule) Isto posto, por significar algo existencial até na realidade das sociedades contemporâneas, por exemplo, quando alguém é excluído só por ser de baixa renda ou não possuir diploma superior. Por isso, cancelar alguém nas redes (Vírgula) só porque emitiu um posicionamento diferente da maioria, não dá o direito de repreendê-lo, mas responder e pontuar críticas respeitadoras. (Discussão desenvolvida de modo tangencial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, tangencia-se um certame social pela qual pode agravar a saúde do indivíduo. Logo, soluções precisam perfectibilizar resultados. Cabe ao Ministério da Cultura fomentar uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional, (Muito bem. Apresentou o agente) na qual posso melhorar a divulgação (em horário nobre e páginas principais) de informações referente os perigos das redes sociais à saúde humana em meios midiáticos, jornais avulsos e televisivos. Tal incitativa deve permitir maiores esclarecimentos sobre o problema e ajuda os pais a protegerem seus filhos e amigos. Contudo, é por intermédio dessas resoluções pelas quais o cidadão consiga equilíbrio e vivência mais democrática. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidadas de acordo com o tema proposto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200