Saúde mental e Redes Sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tecnologia e comunicação são fundamentais. A invenção da imprensa (Vírgula) por Gutenberg, por exemplo, proporcionou um avanço sem precedentes ao agilizar-se o processo de cópia de textos. Tendo tal progresso em vista, observa-se indispensável a análise dos impactos do uso das redes sociais na saúde mental. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a contextualização do tema) É de valorosa importância, assim sendo, a compreensão dos males que essas acarretam à vida pessoal. De acordo com o Hospital Santa Mônica, o medo de estar desconectado das mídias sociais gera uma constante busca por estar atualizado, o que vicia os usuários dessas plataformas. Percebe-se, nesse sentido, a existência de um fenômeno que, indubitavelmente, ocasiona severas psicopatologias que se equiparam em certos aspectos ao vício em drogas. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a educação mostra-se uma ferramenta essencial, visto que o uso indiscriminado das redes é prejudicial à sociedade, principalmente os jovens – devido ao alto índice crianças e adolescentes conectados aos espaços virtuais . Segundo Kant, filósofo alemão do século XVIII, o ser é aquilo que a educação o faz. Portanto, a elaboração de medidas educativas (Vírgula) visando amenizar tal empecilho (Vírgula) é imprescindível para que haja, de fato, transformação social. (A discussão precisa ser mais explorada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em resumo, conclui-se que as redes sociais são fruto do progresso da tecnologia e da comunicação, ou seja, são inegavelmente fundamentais ao convívio coletivo. Salienta-se, contudo, a urgência de medidas que minimizem os seus impactos negativos na questão da saúde mental. Por isso cabe ao Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), disponibilizar às UBS (Unidade Básica de Saúde) psicólogos especializados (Vírgula) a fim de que pessoas portadoras desses males sejam tratadas com maior efetividade. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200