SAÚDE MENTAL COMBINA COM O USO DAS REDES SOCIAIS? - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Platão – pensador da antiguidade e autor da obra “A República” – defendia que de maneira racional é possível existir uma sociedade ideal, livre de injustiças e harmônica. No entanto, aquilo que o intelectual pregava não é respeitado na contemporaneidade, uma vez que o uso das redes sociais causam sérios impactos na saúde mental da população. Sendo assim, a falta de administração do tempo gasto na internet e a estética estereotipada configuram-se como as causas latentes da questão, à medida que implicam numa urgente resolução. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido salientar que a ausência de controle do tempo gasto enquanto online impacta negativamente no equilíbrio mental. Conforme o documentário “O Dilema das Redes”, da Netflix, é retratado o cotidiano hodierno, no qual os indivíduos utilizam as plataformas digitais sem o mínimo de moderação e desperdiçam o máximo de horas possíveis. Nesse contexto, a ilustração reforça a busca excessiva por atualização dos acontecimentos dentro da “web”, já que os jovens, por exemplo, são as principais vítimas desse feito nocivo provocado pelo “medo de ficar de fora” das tendências. Desse modo, é crucial reverter o deletério cenário atual. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar que, em virtude do imperativo da beleza, o caótico panorama persiste (Melhore a apresentação dessa ideia). Segundo o site Catraca Livre, os estudos recentes afirmam que os usuários das redes sociais são influenciados a seguirem o rígido padrão estético como uma forma de garantir a eles status social. Nesse sentido, a alarmante notícia demonstra a procura incansável pela “aparência perfeita”, visto que desencadeia graves impactos na psique humana, como a baixa autoestima e a depressão. Logo, é importante solucionar o óbice. (Abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe à Organização Mundial de Saúde (Boa. Apresentou o agente) promover uma política em prol do equilíbrio da mente. Tal ação deverá acontecer por meio da mídia digital, que contará com a orientação de psicólogos acerca dos efeitos prejudiciais causados pelas redes sociais no bem-estar mental, a fim de que essa medida possa conscientizar a população sobre o uso da “web”, bem como concretizar o ideal platônico. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200