É de conhecimento geral que as redes sociais estão presentes em nossas vidas e vem ganhando cada vez mais espaço e nos tirando tempo. A internet surgiu no século XX e hoje é por muitos considerada fundamental e necessária para a vida, uma vez que é possível através dela trabalhar, se distrair e ter contato com qualquer pessoa que esteja conectada estando na cidade vizinha ou do outro lado do globo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em suma as redes sociais possibilitam uma série de benefícios se usada corretamente e com moderação, porém na maioria dos casos não é isso o que acontece, as redes sociais têm o mesmo poder de drogas e álcool, sendo capaz de se tornar um vício e impactar gravemente a saúde mental de seus usuários, desenvolvendo transtornos mentais como depressão e ansiedade, fazendo com que a pessoa sinta necessidade de estar conectada, sempre por dentro do que acontece, acompanhando a tudo e a todos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, por ter um contato fácil e rápido com milhares de pessoas (Vírgula) as comparações acabam sendo inevitáveis, começa então a tentativa de ter um corpo "em forma", bronzeado, um sorriso perfeito, cabelos longos e sedosos, o último celular lançado e como acabam não conseguindo recorrem a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, muitas vezes contraem dívidas, colocam na cabeça que só serão felizes se forem parecidas com as blogueiras que acompanham, quando não conseguem, se frustram e não percebem que aquele não deveria ser o padrão, já que a maioria não tem condições e nem devem tentar se parecer com outra pessoa, todos são únicos e perfeitos a sua maneira, mas como não veem isso começam a odiar o próprio corpo, a própria aparência, com casos chegando ao extremo e cometendo suicídio. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que situações assim deixem de acontecer é necessário mostrar para as pessoas que elas não precisam ser como as influenciadoras das redes sociais e o mal que pode vir a causar desse tipo de comparação. Por meio de palestras desde a escola, vídeos na mídia abordando o assunto, panfletos informativos através de organizações que promovem esse tipo de ação, como o CRAS (Desenvolva a sigla), companhias de teatro, o MEC (Desenvolva a sigla) para que assim seja possível combater os mais diversos impactos causados pelas redes sociais, mudando a forma de pensamento de diversas pessoas para então construir um mundo mais diversificado e inclusivo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |