... - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Black Mirror", (Sem vírgula) é retratado em um episódio uma mulher que sofre consequências negativas ao se tornar obcecada com o número de curtidas, que determinava o status do indivíduo, em uma rede social. Frente a realidade, essa situação não é incomum, visto que o uso das mídias sociais têm causado grandes impactos na saúde mental da sociedade brasileira. Nesse sentido, é possível considerar a utilização incorreta das plataformas digitais e a negligência familiar relacionada à internet (Boa. Formulou a tese) como causadores da problemática em questão. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário mencionar como o mau uso de aplicativos propulsiona transtornos à população. Desse modo, a inserção da internet, muitas vezes precoce, na vida de jovens e crianças é prejudicial, pois esses não possuem conhecimento quanto a utilização correta de tais programas. A exemplo disso, um jogo on-line nomeado como "Baleia Azul", era baseado em desafios maléficos e ameaças, o que gerou diversos casos de suicidios de adolescentes no ano de 2017 (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, é importante reverter essa falta de informação para ser possível o uso saudável das redes sociais.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido salientar a negligência por parte dos familiares em relação ao uso das mídias virtuais. Sob esse viés, os parentes frequentemente não dão assistência ao dependente do meio digital. Tal atitude que diverge das recomendações de especialistas da área mental, como psicólogos e psiquiatras, que visam o apoio de familiares e amigos para auxiliar na prevenção de possíveis transtornos. Logo, o escasso empenho da ajuda familiar provoca esse empecilho. (Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é dever do Ministério da Saúde e Ministerio da Educação, (Sem vírgula) elaborar informações sobre a utilização correta da internet por meio de projetos com tema da saúde mental, (Boa. Apresentou o agente) visando amenizar os impactos que o mau uso pode causar nos indivíduos da comunidade. Essa ação deve ser repassada mensalmente nas escolas e sites dos ministérios mencionados, para que o conteúdo seja alcance todos. Por conseguinte, a nação brasileira poderá desfrutar apenas de consequências positivas, diferentemente, do caso da personagem de Black Mirror. 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200