Considerada por muitos o mal do século, as redes sociais é são um grupos de aplicativos de "interação social online" , que têm como objetivo conectar pessoas de todo o mundo. No entanto , essas mídias sociais dividem opiniões , pois muitos a criticam (Vírgula) afirmando que tais aplicativos limitam-se a oferecer uma experiência de ilusão, manipulação e padronização de hábitos , afetando o estado emocional de seus usuários. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise , pode-se afirmar que as redes sociais têm o "poder" de mudar hábitos sociais e ditar tendências a todo momento , influenciando no comportamento de seus usuários , pois se algo se torna tendência nas mídias sociais , o mais provável é que ele adote essa tendência para si , tendo um sentimento de inclusão e socialização. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) No entanto essa necessidade de estar incluso desencadeia uma corrida para se adequar as regras das redes sociais , que funciona da seguinte forma; (Dois pontos) o que é popular deve ser compartilhado e adotado para si . Porém a busca pela popularidade pode resultar em um sentimento de frustração , por não se adequar aos padrões impostos pelas mídias sociais. (Argumentação limitada)
(Melhore a contextualização do tema) A disseminação da ideia, em que o "perfeito" é o ideal a ser seguido ,abre um espaço para uma discussão sobre até que ponto as redes sociais podem chegar para manipular o comportamento social , há quem diga que as gigantes da tecnologia como Facebook , Instagram e Google têm como dever zelar pela integridade de seus usuários , desenvolvendo campanhas de aceitação , dando ênfase a diversidade. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |