O impacto da conectividade na saúde mental dos adolescentes e a perspectiva do uso da tecnologia na área da saúde - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 02/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem muitas mudanças: seja no organismo, seja no psicológico que tornam esse momento emocionante ou turbulento. Assim, esse período de formação da identidade pode apresentar características de estresse e apreensão nos adolescentes, e se não forem diagnosticados podem levar à doença mental. Diante disso, torna-se fundamental analisar a relação do aumento da conectividade com a depressão e o impacto da tecnologia no tratamento de problemas psicológicos. (Contextualize o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, faz-se necessário avaliar o resultado do aumento da conectividade para a saúde mental dos adolescentes. Sob esse viés, um estudo realizado pela Universidade de San Diego, dos Estados Unidos, apontou que o público juvenil mais exposto aos meios digitais manifestaram menores índices de autoestima, satisfação com a vida e felicidade. Nessa ótica, o uso desenfreado dos meios eletrônicos propende ao desenvolvimento de comportamento de desequilíbrio, como: estresse e ansiedade, já que o usuário deposita a realização pessoal no número de curtidas e comentários das publícações nas redes sociais, ou seja alcançar o status social no meio virtual. Logo, se não for atendido tal anseio o indivíduo sente-se excluído e passa a apresentar sintomas de problemas mentais, como: a depressão. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é evidente que o avanço tecnológico proporcionou grandes avanços para facilitar na intervenção de doenças. Nesse âmbito, pesquisadores da Universidade de Melbourne, da Austrália, criaram um sistema de monitoramento que identifica os sintomas de depressão e o aplicaram em pacientes para controlar a situação. Dessa forma, a ferramenta desenvolvida contribui para o combate de problemas psicológicos através de testes rápidos em aplicativos online, em que a pessoa é avaliada com base nos resultados apresentados e recebe, do especialista, a indicação de tratamento mais adequado. Com isso, nota-se os efeitos positivos do uso de dispositivos eletrônicos na área da saúde (Vírgula) a fim de promover maior possibilidade de cura e equilíbrio mental. (Reestruture e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se que a tecnologia atribui um papel importante no campo da saúde para auxiliar no tratamento de doenças. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) reduzir os desafios por meio de campanhas publicitárias que envolvem especialistas do assunto para enfatizar a importância do convívio social fora da internet ​​​​​​​(Vírgula) bem como os riscos e os perigos da grande exposição nos meios digitais, afim  a fim de incentivar as vítimas que apresentam sintomas de problemas psicológicos a procurar a unidade de apoio mais próxima. Enfim, todos os adolescentes poderão ultrapassar os transtornos mentais e usar os dispositivos eletrônicos de forma mais apropriada. 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200