O surgimento da internet, durante o período de conflitos ideológicos caracterizado como Guerra Fria, se deu por meio da evolução da tecnologia, situação que possibilitou drásticas mudanças nas relações de comunicação. Todavia, hoje as famigeradas redes de informação propiciaram um ambiente conflituoso, através da multiplicação de notícias falsas. Além disso, a atribuição de posicionamentos irrestritos traz o reflexo de uma sociedade condenadora. (Melhore a contextualização do tema e a progressão de ideias. Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) No âmbito da discussão, é importante ressaltar que a disseminação de inverdades, conhecidas popularmente como "Fake News", pode ser qualificada como um ato de ignorância, visto que ao propagar mentiras sobre um indivíduo, pode favorecer discursos agressivos e difamações desnecessárias. Dessa maneira, é estritamente necessário posicionar a obra cinematográfica "Rede de Ódio", de Jan Kamasa, que em seu enredo aborda cenários de notícias falsas, com o intuito de destruir reputações alheias e causar caos, assim como ocorre na realidade. Continuamente, os tendenciosos discursos de ódio ploriferados na internet, (Sem vírgula) são em suma maioria anônimos, ao que a falta de identificação dos agressores é um fator de influência à impunidade. (A discussão foi desenvolvida de modo tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, fora da ficção, para a escritora Evelyn B. Hall, independente do posicionamento individual de uma pessoa, é dever da sociedade defender o direito de opinar, caracterizando a liberdade de expressão-defendida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, hodiernamente, essa forma de expressão tem sido utilizada de modo contraditório, ao promover o julgamento constante e hipócrita de pautas interpretadas erroneamente, prejudicando os afetados. Desse modo, se torna visto a polêmica "Cultura do Cancelamento", em que diversas pessoas se apropriam de ocorridos e atuam de maneira incorreta e desrespeitosa, ao tentarem, falhamente, buscar justiça para o que creem ser politicamente correto, ocasionando mais desavenças e acessos agressivos nas redes. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente a necessidade de providências para alterar o cenário conflituoso. Assim, é mister que o Poder Legislativo (Muito bem. Apresentou o agente), com o ideal de suscitar a amenização dos discursos agressivos, promova a elaboração de uma Lei Complementar Constitucional - com aprovação da maioria absoluta dos membros do Senado - por meio de medidas protetivas para apaziguar a adversidade. Somente assim, a liberdade de expressão será utilizada de modo correto, sem a hipocrisia e ataques desnecessários em redes de comunicação. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |